A PRESENTE PROPOSTA ESTÁ VOLTADA PARA A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO TECNOLOGIA DIGITAL QUE IMPACTA NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. É PROPÓSITO DESTE TRABALHO TAMBÉM APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA COM O NOVO FORMATO DE AULA REMOTA PARTINDO DO USO DO APLICATIVO DO WHATSAPP NA PRÁTICA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA COM ALUNOS DE UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MODO QUE EXERÇAM PROTAGONISMO NO TRABALHO COM A LEITURA. NO ENTANTO, DIANTE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELA PANDEMIA DA COVID-19, A ESCOLA SE VÊ DIANTE DE UM DILEMA: O QUE FAZER PARA POSSIBILITAR AOS ALUNOS A CONTINUIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE FORMA REMOTA? DIANTE DA PREOCUPAÇÃO COM A PROBLEMÁTICA CITADA, RESOLVEMOS DESENVOLVER ESTE PROJETO QUE REVELA A PRODUÇÃO DE AÇÕES E REFLEXÕES, APOIANDO-SE NO CONTEXTO DA LEITURA DE CONTOS, TENDO O WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AUXÍLIO AO PROFESSOR DE PORTUGUÊS COMO APLICATIVO UTILIZADO PARA MEDIAR A EDUCAÇÃO A FAVOR DO APRENDIZADO DE LÍNGUA MATERNA. ACREDITAMOS, PORTANTO, QUE COM ESSA PRODUÇÃO E POR ESSE DINAMISMO E CARÁTER INOVADOR DO WHATSAPP ESTIVEMOS CONTRIBUINDO DE FORMA REFLEXIVA E CRÍTICA PARA O MELHOR USO DA TECNOLOGIA DIGITAL RELACIONADA AO PENSAMENTO DOS ESTUDANTES ACERCA DO LETRAMENTO DIGITAL. TOMAMOS COMO SUPORTE TEÓRICO BAKHTIN (2016), BRASIL (2018), KLEIMAN (2004), SOARES (2014), ROJO (2009).