O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR O RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TRATA DO PROCESSO
HISTÓRICO E CULTURAL DE ALFABETIZAÇÃO. APRESENTANDO, DIALOGANDO COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
COM OS ASPECTOS CULTURAIS E DE CONSTRUÇÃO EFETIVAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA
ESTRUTURA ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO QUE COMTEMPLE AS
CULTURAS E TERRITORIALIDADES PRESENTES NO MEIO SOCIAL. DESTACA AINDA, A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO
ENVOLVIMENTO COM A ESCOLA PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O TRABALHO TEM COMO
OBJETIVO MOSTRAR COMO O PROCESSO HISTÓRICO E CULTURAL DA ALFABETIZAÇÃO É FUNDAMENTAL E SIGNIFICATIVO NAS
SERIES INICIAS, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, EMOCIONAL E SOCIAL, DESENVOLVIDO DE FORMA
RELEVANTE NAS SOCIALIZAÇÕES PRIMARIA E SECUNDARIA, PERCORRENDO A VIDA E FORMAÇÃO DA CRIANÇA. FOI
REALIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA BASEADA NOS APORTES TEÓRICOS SILVA E
KAULFUSS, (2017), GRAMSCI (2010), TENENTE (2020), AUTORES QUE ABORDAM CONCEPÇÕES SOBRE A TEMÁTICA
PESQUISADA, ENALTECENDO UMA CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS. COMO
RESULTADO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NO PROCESSO DE
ALFABETIZAÇÃO, SE APRESENTA COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O ENSINO APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO NAS SEREIS INICIAS.