NAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS AUMENTARAM CONSIDERAVELMENTE A LEGISLAÇÃO DESTINADAS À EDUCAÇÃO ESPECIAL E PARA OUTROS SEGMENTOS DA SOCIEDADE VOLTADAS PARA AS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS- PCD. SABEMOS QUE DESDE O SÉCULO XIX OS INVESTIMENTOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL SE MANIFESTAVA, COMO REFERÊNCIA TEMOS O INSTITUTO BENJAMIM CONSTAT E O INSTITUTO DE SURDOS E MUDOS, AMBOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, COM O PASSAR DAS DÉCADAS A APAE (ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS), A ABRAE (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA AO EXCEPCIONAL), A ABBR (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA BENEFICENTE DE REABILITAÇÃO) E A ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI QUE ENTRE OUTRAS PASSARAM A SEREM SOMADAS PARA O MELHOR ATENDEREM OS PCD. COM O PASSAR DOS ANOS TAMBÉM FORAM DESCOBERTAS E ESTUDADAS OUTRAS SÍNDROMES E ESPECÍFICOS TRANSTORNOS, ENTRE ELES O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA, QUE COMEÇOU A SER ESTUDADO NOS ANOS 40. AS TRIBULAÇÕES QUANDO TRABALHAMOS NA REDE PÚBLICA É ENCONTRAR UMA INSTITUIÇÃO QUE DIAGNOSTIQUE EM PERÍODO CONVENIENTE PARA ESTIMULAÇÃO PRECOCE, FUNDAMENTAL PARA AVANÇOS FUTUROS, NO ÂMBITO DE ENSINO APRENDIZAGEM E NO CONVÍVIO SOCIAL. O AUTISMO É UMA CONDIÇÃO PARA TODA A VIDA A FAMÍLIA, A ESCOLA E A SOCIEDADE TEM QUE CONVIVER DA MELHOR FORMA SEM SER INDIFERENTE. O PRINCIPAL OBJETIVO É POPULARIZAR A QUESTÃO DO AUTISMO ENTRE OS DOCENTES, QUANTO MAIS, NÓS PROFESSORES SOUBERMOS A RESPEITO DO AUTISMO, CONHECERMOS DE FORMA CONSTRUTIVA, QUE NOS POSSIBILITE MUDANÇAS E MELHORIAS NA VIDA DO PORTADOR DO TEA, NA VIDA DA FAMÍLIA, NA SOCIEDADE EM GERAL, E NOS NOVOS CASOS FUTUROS QUE SURGIRÃO.