ESSE ESTUDO PARTIU DA NOSSA INQUIETAÇÃO DE SABER COMO OS CONTOS DE FADAS AJUDAM AS CRIANÇAS A CONSTRUÍREM A SUA PRÓPRIA VISÃO DE MUNDO? PARTIMOS DO PRESSUPOSTO QUE A LITERATURA OPORTUNIZA OS SUJEITOS A COMPREENDER O OUTRO E A SI MESMO, CONSTRUINDO SUA VISÃO DE MUNDO DIANTE HISTÓRIAS LIDAS E CONTADAS. NESSAS CIRCUNSTÂNCIAS O ESTUDO ASSUMIU COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO OS CONTOS DE FADAS CONTRIBUEM PARA A CRIANÇA COMPREENDER O MUNDO EM QUE VIVE E REFLETIR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE INFANTIL A PARTIR DOS CONTOS DE FADAS. O ARTIGO ESTÁ FUNDAMENTADO TEORICAMENTE NAS CONCEPÇÕES DE VYGOTSKY (2004), REY (2007), TRES ET AL (2016), FALCONI; FARAGO (2015), LEÃO (2007), AMARILHA (1997; 2006), COELHO (2000; 2010) E BETTELHEIM (1979) QUE DISCUTEM EM SEUS ESTUDOS A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE HUMANA, COMO TAMBÉM A LEITURA DE LITERATURA E OS CONTOS DE FADAS E SEUS EFEITOS NA SUBJETIVIDADE. NA METODOLOGIA UTILIZAMOS PROCEDIMENTOS DA PESQUISA QUALITATIVA NA CONCEPÇÃO DE BOGDAN & BIKLEN (1994) ATRAVÉS DE SESSÕES DE LEITURAS COM OS ALUNOS DO 1º ANO. COMO RESULTADOS COMPREENDEMOS QUE OS EDUCANDOS SE ENVOLVERAM COM OS CONTOS E QUE A FICÇÃO TEM A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR OS HORIZONTES DOS EDUCANDOS NO ATO DA LEITURA. SENTINDO A LEITURA DE UM JEITO SUBJETIVO, LANÇANDO UM SENTIDO PRÓPRIO PARA A MENSAGEM PRODUZIDAS POR ELES APÓS A LEITURA. CONCLUÍMOS QUE AS CRIANÇAS ATRAVÉS DA CULTURA DO IMAGINÁRIO PODEM COMPREENDER O MUNDO REAL E A SI MESMO, EXPONDO SUAS SIGNIFICAÇÕES DO (IN)CONSCIENTE PARA O MUNDO EXTERNO ATRAVÉS DE SUA SUBJETIVIDADE.