O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O PERFIL PROFISSIONAL DOS DOCENTES EM EXERCÍCIO DE TRÊS ESCOLAS RURAIS DO MUNÍCIPIO DE ARAGUATINS – TO. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É UM TEMA AMPLAMENTE DEBATIDO E ABRANGE ASPECTOS QUE VÃO DO TÉCNICO AO POLÍTICO-SOCIAL, PORÉM NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO DO CAMPO OBSERVA-SE UMA PROVÁVEL FALTA DE PREPARAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS. COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE A PESQUISA DE NATUREZA BÁSICA DESCRITIVA, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURA E QUESTIONÁRIOS ONLINE. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTA BASEADO EM AUTORES COMO ARROYO (2007), CALDART (2010), MOLINA E ROCHA (2014), PERRENOUD (2000), SOUSA E REIS (2009), TARDIF (2002), ALÉM DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO-LDBN (LEI 9.394/94) E A RESOLUÇÃO CNE/CEB 02/08. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O NÚMERO DE PROFESSORES COM FORMAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO RURAL VEM AUMENTANDO GRADATIVAMENTE, ASSIM COMO O ACESSO À FORMAÇÃO CONTINUADA, MESMO SEM FOCO ESPECÍFICO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. FINALMENTE, EVIDENCIOU-SE QUE APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, OS PROFESSORES GOSTAM DE LECIONAR NA ZONA RURAL E SEMPRE BUSCAM MELHORIAS NA QUALIDADE DO ENSINO PARA OS SEUS ALUNOS. PORTANTO, ATRAVÉS DAS DISCUSSÕES PONTUADAS CONTRIBUI PARA MUDANÇAS QUALITATIVAS NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO OFERTADA PELAS ESCOLAS RURAIS