O PRESENTE TRABALHO DISCUTE COMO A LITERATURA DIGITAL É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NO CONTEXTO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, TRABALHAMOS COM A LEITURA DE LIVROS INTERATIVOS, E ATRAVÉS DESSA PESQUISA OBSERVOU-SE COMO FUNCIONA O PROCESSO DE LETRAMENTO E COMO ACONTECE A LEITURA COM AS TURMAS DE PRIMEIRO ANO, EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM BELÉM, NO ESTADO DO PARÁ. DIANTE DISSO, ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE BIBLIOGRÁFICA E DE CUNHO QUANTIQUALITATIVO, UTILIZAMOS PARA OBTER OS RESULTADOS O QUESTIONÁRIO COM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS DE VÓVIO (2007), QUE APRESENTA INQUÉRITOS SOBRE INDICADORES DE LETRAMENTOS. ASSIM, ESTE QUESTIONÁRIO FOI APLICADO A TRÊS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO QUE PARTICIPAM DO PROJETO. COMO ALICERCE TEÓRICO UTILIZAMOS LÉVY (1999), ROJO (2009), MORAN (1993), SOARES (2010). OS DADOS OBTIDOS REVELAM QUE A LITERATURA DIGITAL AUXILIA O ALUNO NO PROCESSO DE LEITURA E CONSEQUENTEMENTE NA ESCRITA, POIS, O USO DESSE RECURSO DOS TEXTOS AMPLIOU AS VISÕES E INTERPRETAÇÕES DOS DISCENTES.