Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SOBRECARGA DE TRABALHO DE PROFESSORAS DURANTE O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

Palavra-chaves: SOBRECARGA DE TRABALHO, PROFESSORAS, ENSINO REMOTO, PANDEMIA, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80516
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1413
    "inscrito_id" => 6471
    "titulo" => """
      A SOBRECARGA DE TRABALHO DE PROFESSORAS DURANTE\r\n
      O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19:\r\n
      ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO VERSA SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO DECORRER DO ENSINO REMOTO. TEVE COMO OBJETIVO\r\n
      ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DA SOBRECARGA DE TRABALHO NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS DURANTE O\r\n
      ENSINO REMOTO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-\r\n
      LINE SOB O OLHAR DOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. PARA\r\n
      TANTO, FORAM ANALISADAS DEZ MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE PUBLICADAS EM SITES DA PLATAFORMA\r\n
      GOOGLE ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2021, CONFORME A ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA RESPALDADA SOB O\r\n
      OLHAR DOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ADOTADOS NESTE ESTUDO, MAS SOMENTE QUATRO FORAM\r\n
      ANALISADAS, POIS APRESENTAM OS RELATOS NA ÍNTEGRA DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS. OS RESULTADOS\r\n
      APONTAM QUE TANTO AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ATUANDO EM\r\n
      CONTEXTO PANDÊMICO E ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO, TEM SE DEPARADO COM UMA CARGA HORÁRIA AINDA\r\n
      MAIS EXAUSTIVA EM RELAÇÃO AO TRABALHO DO MODO PRESENCIAL, EM VIRTUDE QUE AS DEMANDAS DA\r\n
      DOCÊNCIA ESTÃO SENDO EXECUTADAS AO MESMO TEMPO EM QUE A MULHER ADMINISTRA AS DEMANDAS\r\n
      FAMILIARES E EM SUA MAIORIA SEM APOIO. CONCLUÍMOS QUE OS ATRAVESSAMENTOS E IMPLICAÇÕES DESSA\r\n
      SOBRECARGA DE TRABALHO TÊM IMPULSIONADO O AGRAVAMENTO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO À MEDIDA\r\n
      QUE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO AVANÇA A PASSOS LARGOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "SOBRECARGA DE TRABALHO, PROFESSORAS, ENSINO REMOTO, PANDEMIA, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA107_ID7242_28072021215224.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA LOUISE DA CUNHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA LOUISE"
    "autor_email" => "sammycunha24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80516
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1413
    "inscrito_id" => 6471
    "titulo" => """
      A SOBRECARGA DE TRABALHO DE PROFESSORAS DURANTE\r\n
      O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19:\r\n
      ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO VERSA SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO DECORRER DO ENSINO REMOTO. TEVE COMO OBJETIVO\r\n
      ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DA SOBRECARGA DE TRABALHO NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS DURANTE O\r\n
      ENSINO REMOTO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-\r\n
      LINE SOB O OLHAR DOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. PARA\r\n
      TANTO, FORAM ANALISADAS DEZ MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE PUBLICADAS EM SITES DA PLATAFORMA\r\n
      GOOGLE ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2021, CONFORME A ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA RESPALDADA SOB O\r\n
      OLHAR DOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ADOTADOS NESTE ESTUDO, MAS SOMENTE QUATRO FORAM\r\n
      ANALISADAS, POIS APRESENTAM OS RELATOS NA ÍNTEGRA DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS. OS RESULTADOS\r\n
      APONTAM QUE TANTO AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ATUANDO EM\r\n
      CONTEXTO PANDÊMICO E ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO, TEM SE DEPARADO COM UMA CARGA HORÁRIA AINDA\r\n
      MAIS EXAUSTIVA EM RELAÇÃO AO TRABALHO DO MODO PRESENCIAL, EM VIRTUDE QUE AS DEMANDAS DA\r\n
      DOCÊNCIA ESTÃO SENDO EXECUTADAS AO MESMO TEMPO EM QUE A MULHER ADMINISTRA AS DEMANDAS\r\n
      FAMILIARES E EM SUA MAIORIA SEM APOIO. CONCLUÍMOS QUE OS ATRAVESSAMENTOS E IMPLICAÇÕES DESSA\r\n
      SOBRECARGA DE TRABALHO TÊM IMPULSIONADO O AGRAVAMENTO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO À MEDIDA\r\n
      QUE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO AVANÇA A PASSOS LARGOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "SOBRECARGA DE TRABALHO, PROFESSORAS, ENSINO REMOTO, PANDEMIA, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA107_ID7242_28072021215224.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA LOUISE DA CUNHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA LOUISE"
    "autor_email" => "sammycunha24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO VERSA SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO DECORRER DO ENSINO REMOTO. TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DA SOBRECARGA DE TRABALHO NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS DURANTE O ENSINO REMOTO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON- LINE SOB O OLHAR DOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. PARA TANTO, FORAM ANALISADAS DEZ MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE PUBLICADAS EM SITES DA PLATAFORMA GOOGLE ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2021, CONFORME A ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA RESPALDADA SOB O OLHAR DOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ADOTADOS NESTE ESTUDO, MAS SOMENTE QUATRO FORAM ANALISADAS, POIS APRESENTAM OS RELATOS NA ÍNTEGRA DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE TANTO AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ATUANDO EM CONTEXTO PANDÊMICO E ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO, TEM SE DEPARADO COM UMA CARGA HORÁRIA AINDA MAIS EXAUSTIVA EM RELAÇÃO AO TRABALHO DO MODO PRESENCIAL, EM VIRTUDE QUE AS DEMANDAS DA DOCÊNCIA ESTÃO SENDO EXECUTADAS AO MESMO TEMPO EM QUE A MULHER ADMINISTRA AS DEMANDAS FAMILIARES E EM SUA MAIORIA SEM APOIO. CONCLUÍMOS QUE OS ATRAVESSAMENTOS E IMPLICAÇÕES DESSA SOBRECARGA DE TRABALHO TÊM IMPULSIONADO O AGRAVAMENTO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO À MEDIDA QUE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO AVANÇA A PASSOS LARGOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.