ESTE ARTIGO VERSA SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO DECORRER DO ENSINO REMOTO. TEVE COMO OBJETIVO
ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DA SOBRECARGA DE TRABALHO NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS DURANTE O
ENSINO REMOTO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-
LINE SOB O OLHAR DOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. PARA
TANTO, FORAM ANALISADAS DEZ MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE PUBLICADAS EM SITES DA PLATAFORMA
GOOGLE ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2021, CONFORME A ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA RESPALDADA SOB O
OLHAR DOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ADOTADOS NESTE ESTUDO, MAS SOMENTE QUATRO FORAM
ANALISADAS, POIS APRESENTAM OS RELATOS NA ÍNTEGRA DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS. OS RESULTADOS
APONTAM QUE TANTO AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ATUANDO EM
CONTEXTO PANDÊMICO E ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO, TEM SE DEPARADO COM UMA CARGA HORÁRIA AINDA
MAIS EXAUSTIVA EM RELAÇÃO AO TRABALHO DO MODO PRESENCIAL, EM VIRTUDE QUE AS DEMANDAS DA
DOCÊNCIA ESTÃO SENDO EXECUTADAS AO MESMO TEMPO EM QUE A MULHER ADMINISTRA AS DEMANDAS
FAMILIARES E EM SUA MAIORIA SEM APOIO. CONCLUÍMOS QUE OS ATRAVESSAMENTOS E IMPLICAÇÕES DESSA
SOBRECARGA DE TRABALHO TÊM IMPULSIONADO O AGRAVAMENTO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO À MEDIDA
QUE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO AVANÇA A PASSOS LARGOS.