O ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGR?FICO QUE OBJETIVA INVESTIGAR COMO ? REALIZADO O PROCESSO DE AVALIA??O NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), QUAIS FATORES PROPORCIONAM ESSE PROCESSO. ABORDAMOS CONCEP??ES E FATOS RECORRENTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, SEU CONTEXTO HIST?RICO E AS LEGISLA??ES QUE ASSEGURA AOS ESTUDANTES UM SUPORTE EDUCACIONAL, OS TIPOS DE AVALIA??ES QUE S?O UTILIZADAS EM TODO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA O CRESCIMENTO EDUCACIONAL DESCENTE. FOI UTILIZADA PESQUISA BIBLIOGR?FICA COM FUNDAMENTA??O TE?RICA APOIADA COM APORTES TE?RICA, PERRENOUD (1993), LUCKESI (2002) E MANTOAN (2003), CONTRIBUINDO PARA UM EMBASAMENTO DE FORMA COERENTE SOBRE O TEMA ABORDADO. ASSIM, EXEMPLIFICANDO QUE O ATO DE AVALIAR SEJA DE FORMA PR?TICA, BUSCANDO SEMPRE MELHORIAS PARA O APRENDIZADO, NA OFERTA DE UM ENSINO DE QUALIDADE. OS RESULTADOS DA PESQUISA PROPORCIONARAM MAIOR COMPREENS?O ACERCA DO QUE FOI ESTUDADO, SENDO POSS?VEL ANALISAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SEU AMPARO LEGAL NA OFERTA, MAS QUE AINDA FALTA O ACESSO E MANUTEN??O NO ATENDIMENTO DOS ALUNOS.