AS CONDI??ES DO ENSINO REQUER MOTIVA??O, SENDO ESTA UM FEN?MENO PSICOL?GICO QUE FAZ PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ASSIM COMO OS ELEMENTOS MOTIVADORES OU OS FATORES ESTIMULADORES QUE FAZEM PARTE DO PROCESSO DE ENSINO. NESTE TRABALHO TRATAMOS DAS QUEIXAS DE QUATRO PROFESSORES EM RELA??O A MOTIVA??O DOS ALUNOS DE 1? AO 5? ANO EM SALA DE AULA DE UMA INSTITUI??O DA REDE PRIVADA DE ENSINO DO MUNIC?PIO DE PAULISTA-PE. O REFERIDO ESTUDO JUSTIFICA-SE PELOS TIPOS DE ATIVIDADES OU FORMAS EM QUE ESSES ESTUDANTES PODERIAM MOTIVAR-SE E, CONSEQUENTEMENTE, MELHORAR A CONDI??O DA APRENDIZAGEM, OBJETIVANDO TAMB?M CONHECER A REALIDADE QUE OS AFETA, NO TOCANTE A MOTIVA??O NO PERCURSO ACAD?MICO, ESCLARECENDO AS CAUSAS DA DESMOTIVA??O DOS ALUNOS, ATRAV?S DE UM ESTUDO EXPLORAT?RIO, PROCURANDO INTEGRAR A MULTIDISCIPLINARIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR ? LUZ DA PSICOLOGIA. A PROBLEM?TICA DA APLICABILIDADE DAS PR?TICAS MOTIVACIONAIS, TANTO NO ?MBITO DA INSTITUI??O EDUCACIONAL QUANTO NO ASPECTO FAMILIAR, CONTRIBUI NEGATIVAMENTE PARA O D?FICIT NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANDO ELA ? INSUFICIENTE. PARA SUPERAR A QUEIXA DESSES EDUCADORES, ? INDISPENS?VEL A INTERVEN??O DO PSIC?LOGO QUE IR? ATUAR COMO MEDIADOR, JUNTAMENTE COM O PROFESSOR, NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALUNO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CAR?TER EXPLORAT?RIO, ONDE PARTICIPARAM 05 PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. MEDIANTE RESPOSTAS DOS PROFESSORES, 80% DELES, VEEM A MOTIVA??O E SUAS PR?TICAS UM VETOR IMPULSIONADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSA PESQUISA CONTRIBUI PARA O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, GENITORES E PESQUISADORES, ENRIQUECENDO O REPERT?RIO DE QUEM DELA SE APROPRIA.