UMA DAS CIÊNCIAS MAIS ANTIGAS, A ASTRONOMIA SURGIU PELO INTERESSE E PELA NECESSIDADE DO HOMEM EM CONHECER O UNIVERSO, PERMITINDO QUE ORGANIZASSE A AGRICULTURA E DESBRAVASSE SEU ESPAÇO GEOGRÁFICO. ENTENDER ESSAS PECULIARIDADES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PODE PERMITIR QUE AS CRIANÇAS AMPLIEM SUA VISÃO DE MUNDO E LEITURA DA REALIDADE. PARA ISSO, É PRECISO QUE OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ESTEJAM PREPARADOS PARA ASSUMIR UM PAPEL MEDIADOR NA BUSCA DE DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. UTILIZANDO O MÉTODO DE PESQUISA LEVANTAMENTO POR AMOSTRAGEM, ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR COMO OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PINDAMONHANGABA VEEM SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO EM RELAÇÃO AO ENSINO DE ASTRONOMIA, E OS MOTIVOS DA DEFASAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE. APÓS A REALIZAÇÃO DA PESQUISA E ANÁLISE DOS RESULTADOS, LEVANTOU-SE AS PRINCIPAIS LACUNAS NA FORMAÇÃO DOCENTE QUE DERIVAM DA AUSÊNCIA DO ESTUDO BÁSICO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DESTES PROFESSORES, O QUE INFLUENCIA NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA EM SALA DE AULA.