ESTE ARTIGO TEM A FINALIDADE DE APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA DAS PRÁTICAS QUE ESTAMOS REALIZANDO EM FORMATO REMOTO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). TRATA-SE DO CLUBE DE LEITURA RUI BARBOSA, CUJAS AÇÕES BUSCAM DIMINUIR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO TOCANTE À LEITURA E, POR CONSEQUÊNCIA, NO QUE DIZ RESPEITO À PRODUÇÃO DE TEXTOS E ÀS INTERAÇÕES ORAIS, A PARTIR DE LEITURAS E DISCUSSÕES DE DIFERENTES OBRAS E TEMAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ÂMBITO DO PIBID ABREM CAMINHOS PARA NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POSSIBILITANDO AOS ACADÊMICOS MAIOR SEGURANÇA NAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA. RESSALTAMOS AINDA QUE O CLUBE DE LEITURA CONTA COM O APOIO DE PROFESSORES COLABORADORES, CARACTERIZANDO-SE, ASSIM, COMO UMA EXPERIÊNCIA SINGULAR NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DOCENTE.