O PRESENTE ARTIGO ALMEJA RECONSTITUIR A TRAJETÓRIA DO GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL DE SÃO PAULO (GEV), MODELO ESCOLAR QUE FUNCIONOU ENTRE 1961 E 1969 EM SEIS CIDADES, CONSIDERADO POR ESPECIALISTAS COMO UMA DAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO SECUNDÁRIO MAIS INOVADORAS REALIZADAS NA HISTÓRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. ALINHADO ÀS PROPOSTAS DO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA, O GEV POSSUÍA UMA METODOLOGIA ARROJADA E UM CURRÍCULO ESCOLAR ABRANGENTE, QUE OFERECIA DESDE AULAS DE ARTES PLÁSTICAS À PRÁTICAS COMERCIAIS, BUSCANDO INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO DAS APTIDÕES E O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS, PERTENCENTES A VARIADAS CLASSES SOCIAIS. DESDE AS FUNDAÇÕES, CADA UMA DAS UNIDADES POSSUÍA A CAPACIDADE ANUAL DE ATENDER ATÉ 480 ESTUDANTES, MATRICULADOS DA 5ª A 8ª SÉRIE, DA FAIXA ETÁRIA DE 11 A 13 ANOS. JÁ A PARTIR DE 1967, SÃO IMPLANTADOS CURSOS NOTURNOS PARA A ALFABETIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE ADULTOS DE BAIXA RENDA. ENTRETANTO, A DIREÇÃO DO GEV, ACUSADA DE ADOTAR MÉTODOS E PROPAGAR CONTEÚDOS SUBVERSIVOS, PASSA A SOFRER UMA SÉRIE DE REPRESÁLIAS APÓS A INSTAURAÇÃO DA DITADURA MILITAR, EM 1964. APESAR DE CONTAR COM O APOIO DECLARADO DA COMUNIDADE ESCOLAR E ATÉ MESMO DE RELEVANTES AUTORIDADES CIVIS, O MODELO ESCOLAR É CEIFADO EM 1969 APÓS OS COLÉGIOS SEREM INVADIDOS PELA POLÍCIA FEDERAL E MILITARES, QUE DETIVERAM EDUCADORES E APREENDERAM DOCUMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS. PARA GARANTIR UMA RECONSTITUIÇÃO MINUCIOSA E ASSERTIVA SOBRE A HISTÓRIA DO GEV, A PESQUISA COLETOU DADOS ATRAVÉS DAS ANÁLISES DE DOCUMENTOS, DECRETOS, PERIÓDICOS, DOCUMENTÁRIOS E PRODUÇÕES ACADÊMICAS.