O PRESENTE ESTUDO RESULTA A PARTIR DO PROJETO DE INTERVENÇÃO PROPOSTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL/CAMPUS DO SERTÃO). O CONTEXTO EDUCACIONAL ADVINDO DA PANDEMIA DO COVID-19 FOI RESPONSÁVEL PELA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, E COM ISSO O USO DO RÁDIO TORNOU-SE ALTERNATIVA PARA A TRANSMISSÃO DAS AULAS. OBJETIVAMOS ANALISAR A POSSIBILIDADE DO USO DA MÍDIA RÁDIO COMO MEIO ALTERNATIVO PARA A GARANTIA DO DIREITO EDUCACIONAL AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA. O TRABALHO SE TRATA DE UMA PESQUISA-AÇÃO, POR SER INVESTIGATIVA E TER INTERVENÇÃO DOS AUTORES COM O PROBLEMA EXPOSTO ACIMA. CONCLUÍMOS QUE O RÁDIO SE TORNOU UM MEIO MUITO EFICAZ PARA A TRANSMISSÃO DAS AULAS NESSE MOMENTO ATÍPICO QUE VIVEMOS. PORTANTO, REAVALIAR NOSSA PRÁTICA E INVESTIGAR OS PROBLEMAS ESCOLARES É FUNDAMENTAL PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DA INSTITUIÇÃO, ASSIM COMO A BUSCA POR ALTERNATIVAS QUE CONTEMPLEM A TODOS.