ESTE ESTUDO INVESTIGA A TEMÁTICA PRÁTICA DOCENTE, CONSIDERANDO SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, ANALISA-SE A PRODUÇÃO EDUCACIONAL PUBLICADA EM LÍNGUA ESPANHOLA A FIM DE IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS TEMÁTICAS PESQUISADAS A RESPEITO DO ASSUNTO, SUAS PROXIMIDADES E OCORRÊNCIAS. UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE CONSISTE EM REVISAR A LITERATURA SOBRE O OBJETO INVESTIGADO. FORAM LOCALIZADOS VINTE E UM ARTIGOS NOS SÍTIOS SCIELO E REYDALYC, NO RECORTE TEMPORAL DE 2009-2018, CUJOS DESCRITORES DE BUSCA FORAM PRÁTICA DOCENTE, PRÁTICA EDUCATIVA E PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARA FINS DE ANÁLISE, OPTOU-SE POR SETE ARTIGOS INSERIDOS NA CATEGORIA PRÁTICA DOCENTE. OBSERVOU-SE QUE APESAR DAS TEMÁTICAS DISTINTAS DOS ARTIGOS, OS AUTORES SE PROPUSERAM A PESQUISAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, PERPASSANDO PELO MESMO TEMA, O QUE PERMITE CONCLUIR QUE A COMPLEXIDADE E MULTIDIMENSIONALIDADE DA PRÁTICA POSSIBILITA TANTO A VARIEDADE TEMÁTICA INTERNA QUANTO A VARIEDADE DE ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS