ESTUDOS APONTAM, QUE A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM SE JUSTIFICA POR UM DISTÚRBIO NEUROLÓGICO. EM TERMOS SIMPLES, UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM RESULTA DE UMA DIFERENÇA NA MANEIRA COMO O CÉREBRO DE UMA PESSOA É "CONECTADO". OS ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SÃO TÃO INTELIGENTES OU MAIS INTELIGENTES QUE SEUS PARES. MAS ELES PODEM TER DIFICULDADE EM LER, ESCREVER, SOLETRAR, RACIOCINAR, RECORDAR E / OU ORGANIZAR INFORMAÇÕES SE FOREM DEIXADOS A DESCOBRIR AS COISAS SOZINHOS OU SE ENSINADOS DE MANEIRA CONVENCIONAL. TODAVIA, ESTUDOS EVIDENCIAM UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NÃO PODE SER CURADA OU CORRIGIDA; É UMA QUESTÃO AO LONGO DA VIDA. A PARTIR DESTE CONTEXTO, SURGE O INTERESSE SOBRE ESTE TEMA, OBJETIVANDO AVALIAR AS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DIANTE AOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA PRIMEIRA ETAPA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO POPULAR PROFESSOR PAULO FREIRE. UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DA PESQUISA NÃO EXPERIMENTAL, NO MODELO DO TIPO DESCRITIVO COM FOCO NO ESTUDO DE CASO, O ENFOQUE FOI QUALITATIVO, POIS NESTA PERSPECTIVA PODE-SE REALIZAR UM TRABALHO EMPÍRICO, POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA DE CAMPO. TODAVIA PRA ATENDER OS OBJETIVOS, FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA COM OS PROFESSORES, PSICÓLOGO, NEUROLOGISTA, PEDAGOGO E ALUNO. POSTERIORMENTE OS DISCURSOS FORAM ANALISADOS EM FORMATO RELATÓRIO. ALCANÇANDO OS RESULTADOS QUE EVIDENCIAM QUE O DIAGNÓSTICO DESSE ALUNO QUE APRESENTA DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM, SE INICIAM EM DE AULA, PORÉM OS PROFESSORES NÃO TÊM HABILIDADES E NEM COMPETÊNCIAS PARA FAZER UM DIAGNÓSTICO PRECISO, ASSIM A INDICAÇÃO DOS ENTREVISTADOS SERIA UMA AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR, APÓS ESSE EXAME COMPROVADO, O TRATAMENTO INICIA-SE COM APOIO DA FAMÍLIA, SEGUINDO A RECOLOCAÇÃO ESCOLAR COM APOIO ESPECIAL E INTEGRAÇÃO NAS TURMAS REGULARES. PORTANTO A PARTIR DOS ACHADOS DESTE ESTUDO PERMITE-SE A RECOMENDAÇÃO PARA PESQUISAS FUTURAS, POIS ESTA PESQUISA APENAS INSTIGOU A CONHECER MELHOR AS CAUSAS E EFEITOS DESSE PROBLEMA E COMO CONSTRUIR ESTRATÉGIA DE GESTÃO DENTRO DO PROCESSO ESCOLAR, POIS, SERÃO NECESSÁRIAS NOVAS INVESTIGAÇÕES E COM MAIS DETALHES SOBRE O TEMA. ASSIM, RECOMENDA-SE QUE A FAMÍLIA QUE AJUDEM ALUNOS COM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM A ACEITAR E ENTENDER ESSA DEFICIÊNCIA E OS CONVENCER ALÉM DE AJUDAR QUE ELES PODEM ALCANÇAR SUCESSO ACADÊMICO, INCENTIVANDO SEUS PONTOS FORTES, CONHECENDO SUAS FRAQUEZAS, ENTENDENDO O SISTEMA EDUCACIONAL, TRABALHANDO COM PROFISSIONAIS E APRENDENDO SOBRE ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM DIFICULDADES ESPECÍFICAS. ALÉM DE INVESTIR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE LIDAM DIRETAMENTE COM ALUNOS COM ESSAS DEFICIÊNCIAS.