O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR ESTÁ CADA DIA MAIS AVANÇADO, PORÉM, MUITOS ALUNOS CHEGAM À UNIVERSIDADE COM DIFICULDADES EM UTILIZAR ALGUMAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DEVIDO A FALTA DE ACESSO A INTERNET. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR AS NECESSIDADES FORMATIVAS PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA, DO CAFS/UFPI. A PESQUISA VINCULA-SE AO PROJETO DE EXTENSÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SIGAA: USOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, COM A ABORDAGEM NETNOMETODOLÓGICA (CAVALCANTI, 2020), COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO ON-LINE COM 25 ACADÊMICOS DO CURSO, EM VIRTUDE DO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. ACERCA DOS MEIOS UTILIZADOS PELOS ACADÊMICOS DA LEDOC PARA ACESSO AS AULAS E ATIVIDADES ON-LINE, OS PARTICIPANTES APONTARAM QUE UTILIZAM, NA MAIORIA O CELULAR, SEGUIDO DO NOTEBOOK. OS PARTICIPANTES APONTARAM O GOOGLE FORMS COMO UMA DAS PRINCIPAIS NECESSIDADES FORMATIVAS, PARA APRENDER A UTILIZAR ESTA FERRAMENTA. CONCLUÍMOS QUE OS ALUNOS TÊM BUSCADO APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES, MEIOS PARA SE APERFEIÇOAREM E PARTICIPAREM DE CURSOS E PROJETOS PARA APRENDEREM SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AMPLIAREM SEUS CONHECIMENTOS.