Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE AULAS REMOTAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA POR COVID-19

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, EXPERIÊNCIAS, FORMAÇÃO ACADÊMICA, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81156
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2241
    "inscrito_id" => 2134
    "titulo" => """
      UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE AULAS REMOTAS EM\r\n
      UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA POR COVID-19
      """
    "resumo" => "A PARTIR DO ANO DE 2020, POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID – 19 FOI IMPLANTADO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TODAS OS NÍVEIS DE ENSINO DO PAÍS. DIANTE DESTA REALIDADE MUITOS FORAM AS ADVERSIDADES VIVENCIADAS PELAS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE –FECLI. O PRESENTE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO RELATAR SOBRE AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO REMOTO. ESTE É UM TRABALHO ESCRITO COM PERSPECTIVA QUALITATIVA, ONDE RELATAMOS NOSSAS IMPRESSÕES DE UMA FORMA PESSOAL E SUBJETIVA. O ENSINO REMOTO É UMA MODALIDADE ONDE ACONTECEM AULAS DE FORMA SÍNCRONA QUE SÃO EM TEMPO REAL E TAMBÉM, DE FORMA ASSÍNCRONA ONDE O PROFESSOR ENVIA AS ATIVIDADES E TRABALHOS PARA OS ALUNOS. ATRAVÉS DE NOSSAS PRÓPRIAS REFLEXÕES E DE RELATOS DE ALGUNS COLEGAS PODEMOS PERCEBER QUE O ENSINO REMOTO ACENTUOU DIFICULDADES JÁ EXISTENTES, COMO A DESIGUALDADE EM RELAÇÃO AO ACESSO A INTERNET DE QUALIDADE E O BAIXO PODER AQUISITIVO PARA ADQUIRIR APARELHOS TECNOLÓGICOS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA A NOSSA PLENA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES. ACRESCENTA-SE QUE AS ESTUDANTES TIVEREM QUE SE FAMILIARIZAR COM AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO TAMBÉM, TIVERAM QUE CONCILIAR SUAS ATIVIDADES DO COTIDIANO COM AS ATIVIDADES ACADÊMICAS. A PARTIR DE NOSSA ESCRITA PUDEMOS CONCLUIR QUE MESMO COM A REALIDADE DO ENSINO REMOTO, FELIZMENTE AS ALUNAS CONSEGUIRAM PARTICIPAR DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, PROJETOS E EM VÁRIOS EVENTOS ONDE PUDERAM ACRESCER SEUS CONHECIMENTOS, E TAMBÉM CONTARAM COM O APOIO DOS PROFESSORES DE SUA INSTITUIÇÃO POR MEIO DE PROJETOS COM CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, EXPERIÊNCIAS, FORMAÇÃO ACADÊMICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2134_30092021203829.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MAISA FERREIRA DE SOUSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAISA"
    "autor_email" => "maisa.sousa@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81156
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2241
    "inscrito_id" => 2134
    "titulo" => """
      UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE AULAS REMOTAS EM\r\n
      UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA POR COVID-19
      """
    "resumo" => "A PARTIR DO ANO DE 2020, POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID – 19 FOI IMPLANTADO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TODAS OS NÍVEIS DE ENSINO DO PAÍS. DIANTE DESTA REALIDADE MUITOS FORAM AS ADVERSIDADES VIVENCIADAS PELAS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE –FECLI. O PRESENTE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO RELATAR SOBRE AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO REMOTO. ESTE É UM TRABALHO ESCRITO COM PERSPECTIVA QUALITATIVA, ONDE RELATAMOS NOSSAS IMPRESSÕES DE UMA FORMA PESSOAL E SUBJETIVA. O ENSINO REMOTO É UMA MODALIDADE ONDE ACONTECEM AULAS DE FORMA SÍNCRONA QUE SÃO EM TEMPO REAL E TAMBÉM, DE FORMA ASSÍNCRONA ONDE O PROFESSOR ENVIA AS ATIVIDADES E TRABALHOS PARA OS ALUNOS. ATRAVÉS DE NOSSAS PRÓPRIAS REFLEXÕES E DE RELATOS DE ALGUNS COLEGAS PODEMOS PERCEBER QUE O ENSINO REMOTO ACENTUOU DIFICULDADES JÁ EXISTENTES, COMO A DESIGUALDADE EM RELAÇÃO AO ACESSO A INTERNET DE QUALIDADE E O BAIXO PODER AQUISITIVO PARA ADQUIRIR APARELHOS TECNOLÓGICOS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA A NOSSA PLENA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES. ACRESCENTA-SE QUE AS ESTUDANTES TIVEREM QUE SE FAMILIARIZAR COM AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO TAMBÉM, TIVERAM QUE CONCILIAR SUAS ATIVIDADES DO COTIDIANO COM AS ATIVIDADES ACADÊMICAS. A PARTIR DE NOSSA ESCRITA PUDEMOS CONCLUIR QUE MESMO COM A REALIDADE DO ENSINO REMOTO, FELIZMENTE AS ALUNAS CONSEGUIRAM PARTICIPAR DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, PROJETOS E EM VÁRIOS EVENTOS ONDE PUDERAM ACRESCER SEUS CONHECIMENTOS, E TAMBÉM CONTARAM COM O APOIO DOS PROFESSORES DE SUA INSTITUIÇÃO POR MEIO DE PROJETOS COM CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, EXPERIÊNCIAS, FORMAÇÃO ACADÊMICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2134_30092021203829.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MAISA FERREIRA DE SOUSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAISA"
    "autor_email" => "maisa.sousa@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PARTIR DO ANO DE 2020, POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID – 19 FOI IMPLANTADO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TODAS OS NÍVEIS DE ENSINO DO PAÍS. DIANTE DESTA REALIDADE MUITOS FORAM AS ADVERSIDADES VIVENCIADAS PELAS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE –FECLI. O PRESENTE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO RELATAR SOBRE AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO REMOTO. ESTE É UM TRABALHO ESCRITO COM PERSPECTIVA QUALITATIVA, ONDE RELATAMOS NOSSAS IMPRESSÕES DE UMA FORMA PESSOAL E SUBJETIVA. O ENSINO REMOTO É UMA MODALIDADE ONDE ACONTECEM AULAS DE FORMA SÍNCRONA QUE SÃO EM TEMPO REAL E TAMBÉM, DE FORMA ASSÍNCRONA ONDE O PROFESSOR ENVIA AS ATIVIDADES E TRABALHOS PARA OS ALUNOS. ATRAVÉS DE NOSSAS PRÓPRIAS REFLEXÕES E DE RELATOS DE ALGUNS COLEGAS PODEMOS PERCEBER QUE O ENSINO REMOTO ACENTUOU DIFICULDADES JÁ EXISTENTES, COMO A DESIGUALDADE EM RELAÇÃO AO ACESSO A INTERNET DE QUALIDADE E O BAIXO PODER AQUISITIVO PARA ADQUIRIR APARELHOS TECNOLÓGICOS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA A NOSSA PLENA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES. ACRESCENTA-SE QUE AS ESTUDANTES TIVEREM QUE SE FAMILIARIZAR COM AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO TAMBÉM, TIVERAM QUE CONCILIAR SUAS ATIVIDADES DO COTIDIANO COM AS ATIVIDADES ACADÊMICAS. A PARTIR DE NOSSA ESCRITA PUDEMOS CONCLUIR QUE MESMO COM A REALIDADE DO ENSINO REMOTO, FELIZMENTE AS ALUNAS CONSEGUIRAM PARTICIPAR DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, PROJETOS E EM VÁRIOS EVENTOS ONDE PUDERAM ACRESCER SEUS CONHECIMENTOS, E TAMBÉM CONTARAM COM O APOIO DOS PROFESSORES DE SUA INSTITUIÇÃO POR MEIO DE PROJETOS COM CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.