EXERCER A PR?TICA DE MONITORIA PROPORCIONA GRANDES BENEF?CIOS NA FORMA??O ACAD?MICA, OPORTUNIDADE DE ADQUIRIR EXPERI?NCIA NA CONSTRU??O DE CONHECIMENTOS COM A PR?TICA DOC?NCIA, O PRESENTE TRABALHO SE CARACTERIZA COM RELATOS DE EXPERI?NCIA DE MONITORIA ACAD?MICA NA DISCIPLINA DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA NO CURSO DE LICENCIATURA DUPLA DE CI?NCIAS: BIOLOGIA E QU?MICA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (IEAA/UFAM) CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA NO MUNIC?PIO DE HUMAIT?-AM, COM ?NFASE NA IMPORT?NCIA DA MONITORIA NA CONSTRU??O DA IDENTIDADE ACAD?MICA DURANTE A FORMA??O DOCENTE. A METODOLOGIA UTILIZADA DE MODO QUALITATIVO ATRAV?S DE OBSERVA??O DURANTE A ATIVIDADE, RELATANDO A IMPORT?NCIA DAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS, RELATAR A CONTRIBUI??O DA MONITORIA ACAD?MICA NA CONSTRU??O DE CONHECIMENTOS, AS ATIVIDADES REALIZADAS FORAM CONFEC??O DE RECURSOS DID?TICOS L?DICOS E ESSAS ATIVIDADES FORAM M?TODOS DE ENSINO QUE LEVARAM OS ALUNOS A COLOCAR EM PR?TICA O QUE FOI ESTUDO EM SALA DE AULA, TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS ATRAV?S DESTA FOI POSS?VEL ASSOCIAR A TEORIA COM A PR?TICA. ESSAS ATIVIDADES FORAM FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRU??O DE CONHECIMENTOS NO ENSINO DE BIOLOGIA. PORTANTO, UMA CONJUNTURA OBSERVADA NESSE PROCESSO FOI ? INSER??O DE METODOLOGIAS DID?TICAS DIFERENTES DO USUAL, ONDE PODE SER UM FATOR AMPLIADOR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE CEN?RIO, A MONITORIA PODE SER UM MEIO DOS ALUNOS TEREM UM CONTATO COM A PR?XIS EDUCACIONAL, POR MEIO DAS DIVERSAS SITUA??ES A QUE ESTE PODE SE SUBMETER NESSE PROCESSO.