Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUANDO QUEM AJUDA JÁ EXPERIMENTOU O SOFRIMENTO: A ADESÃO AOS VALORES MORAIS EM MEMBROS DE UM SISTEMA DE APOIO ENTRE IGUAIS QUE JÁ FORAM VITIMIZADOS

Palavra-chaves: VALORES MORAIS, SISTEMA DE APOIO ENTRE IGUAIS, EQUIPES DE AJUDA, VÍTIMAS DE BULLYING, Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79603
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 1288
    "titulo" => "QUANDO QUEM AJUDA JÁ EXPERIMENTOU O SOFRIMENTO: A ADESÃO AOS VALORES MORAIS EM MEMBROS DE UM SISTEMA DE APOIO ENTRE IGUAIS QUE JÁ FORAM VITIMIZADOS"
    "resumo" => "PESQUISAS INDICAM QUE UMA DAS FORMAS MAIS EFICAZES PARA A SUPERAÇÃO DO BULLYING É A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS EM QUE OS PRÓPRIOS PARES SEJAM FORMADOS PARA PRESTAR AJUDA AOS ENVOLVIDOS NO PROBLEMA. NO BRASIL, A EXPERIÊNCIA COM A IMPLANTAÇÃO DE EQUIPES DE AJUDA (EAS) TEM SIDO ESTUDADA E JÁ APRESENTADO RESULTADOS PROMISSORES. DIANTE DESSES DADOS, PERGUNTA-SE: HAVERÁ DIFERENÇAS QUANTO AO MODO DE ADESÃO A VALORES MORAIS ENTRE ALUNOS DE EAS QUE SE AUTOPERCEBERAM COMO ALVOS, AUTORES E ESPECTADORES DE BULLYING? DENTRE OS OBJETIVOS DESTA PRESENTE INVESTIGAÇÃO ESTÃO: VERIFICAR SE OS ALUNOS DAS EQUIPES DE AJUDA, QUE FORAM ALVOS DE BULLYING ADEREM AOS VALORES MORAIS DO RESPEITO, DA JUSTIÇA E DA SOLIDARIEDADE E ANALISAR SE HÁ DIFERENÇAS NESSE MODO DE ADESÃO ENTRE OS ALUNOS DAS EAS QUE FORAM ALVOS DE BULLYING E DOS QUE NÃO FORAM. OS PARTICIPANTES DESTA INVESTIGAÇÃO SÃO 131 ALUNOS MEMBROS DE EQUIPES DE AJUDA EXTRAÍDOS DE UMA AMOSTRA DE 2.513 ADOLESCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL II, DE ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. O BANCO DE DADOS FOI SUBMETIDO A UM TRATAMENTO ESTATÍSTICO PARA RESPONDER AOS OBJETIVOS TRAÇADOS NESTA INVESTIGAÇÃO. ATÉ O PRESENTE MOMENTO, CHAMA-NOS A ATENÇÃO O FATO DE QUE ENTRE OS PRÓPRIOS ALUNOS DE EQUIPES DE AJUDA HÁ AQUELES QUE JÁ FORAM VÍTIMAS, AUTORES E ESPECTADORES. A LITERATURA MUNDIAL TEM EXPLICADO AS CARACTERÍSTICAS DE ALVOS DE BULLYING COMO AQUELAS QUE, AINDA QUE TENHAM MAIOR DIFICULDADE PARA COMPREENDER E MANIFESTAR SEUS PRÓPRIOS ESTADOS DE ÂNIMO, SÃO PROPENSAS A MELHOR ACOLHER AQUELES QUE SOFREM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "VALORES MORAIS, SISTEMA DE APOIO ENTRE IGUAIS, EQUIPES DE AJUDA, VÍTIMAS DE BULLYING, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA111_ID1288_12072021123336.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA HELLEN HOLANDA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA HELLEN"
    "autor_email" => "vitoria.hellen@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"  / FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ARARAQUARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79603
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 1288
    "titulo" => "QUANDO QUEM AJUDA JÁ EXPERIMENTOU O SOFRIMENTO: A ADESÃO AOS VALORES MORAIS EM MEMBROS DE UM SISTEMA DE APOIO ENTRE IGUAIS QUE JÁ FORAM VITIMIZADOS"
    "resumo" => "PESQUISAS INDICAM QUE UMA DAS FORMAS MAIS EFICAZES PARA A SUPERAÇÃO DO BULLYING É A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS EM QUE OS PRÓPRIOS PARES SEJAM FORMADOS PARA PRESTAR AJUDA AOS ENVOLVIDOS NO PROBLEMA. NO BRASIL, A EXPERIÊNCIA COM A IMPLANTAÇÃO DE EQUIPES DE AJUDA (EAS) TEM SIDO ESTUDADA E JÁ APRESENTADO RESULTADOS PROMISSORES. DIANTE DESSES DADOS, PERGUNTA-SE: HAVERÁ DIFERENÇAS QUANTO AO MODO DE ADESÃO A VALORES MORAIS ENTRE ALUNOS DE EAS QUE SE AUTOPERCEBERAM COMO ALVOS, AUTORES E ESPECTADORES DE BULLYING? DENTRE OS OBJETIVOS DESTA PRESENTE INVESTIGAÇÃO ESTÃO: VERIFICAR SE OS ALUNOS DAS EQUIPES DE AJUDA, QUE FORAM ALVOS DE BULLYING ADEREM AOS VALORES MORAIS DO RESPEITO, DA JUSTIÇA E DA SOLIDARIEDADE E ANALISAR SE HÁ DIFERENÇAS NESSE MODO DE ADESÃO ENTRE OS ALUNOS DAS EAS QUE FORAM ALVOS DE BULLYING E DOS QUE NÃO FORAM. OS PARTICIPANTES DESTA INVESTIGAÇÃO SÃO 131 ALUNOS MEMBROS DE EQUIPES DE AJUDA EXTRAÍDOS DE UMA AMOSTRA DE 2.513 ADOLESCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL II, DE ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. O BANCO DE DADOS FOI SUBMETIDO A UM TRATAMENTO ESTATÍSTICO PARA RESPONDER AOS OBJETIVOS TRAÇADOS NESTA INVESTIGAÇÃO. ATÉ O PRESENTE MOMENTO, CHAMA-NOS A ATENÇÃO O FATO DE QUE ENTRE OS PRÓPRIOS ALUNOS DE EQUIPES DE AJUDA HÁ AQUELES QUE JÁ FORAM VÍTIMAS, AUTORES E ESPECTADORES. A LITERATURA MUNDIAL TEM EXPLICADO AS CARACTERÍSTICAS DE ALVOS DE BULLYING COMO AQUELAS QUE, AINDA QUE TENHAM MAIOR DIFICULDADE PARA COMPREENDER E MANIFESTAR SEUS PRÓPRIOS ESTADOS DE ÂNIMO, SÃO PROPENSAS A MELHOR ACOLHER AQUELES QUE SOFREM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "VALORES MORAIS, SISTEMA DE APOIO ENTRE IGUAIS, EQUIPES DE AJUDA, VÍTIMAS DE BULLYING, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA111_ID1288_12072021123336.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA HELLEN HOLANDA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA HELLEN"
    "autor_email" => "vitoria.hellen@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"  / FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ARARAQUARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

PESQUISAS INDICAM QUE UMA DAS FORMAS MAIS EFICAZES PARA A SUPERAÇÃO DO BULLYING É A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS EM QUE OS PRÓPRIOS PARES SEJAM FORMADOS PARA PRESTAR AJUDA AOS ENVOLVIDOS NO PROBLEMA. NO BRASIL, A EXPERIÊNCIA COM A IMPLANTAÇÃO DE EQUIPES DE AJUDA (EAS) TEM SIDO ESTUDADA E JÁ APRESENTADO RESULTADOS PROMISSORES. DIANTE DESSES DADOS, PERGUNTA-SE: HAVERÁ DIFERENÇAS QUANTO AO MODO DE ADESÃO A VALORES MORAIS ENTRE ALUNOS DE EAS QUE SE AUTOPERCEBERAM COMO ALVOS, AUTORES E ESPECTADORES DE BULLYING? DENTRE OS OBJETIVOS DESTA PRESENTE INVESTIGAÇÃO ESTÃO: VERIFICAR SE OS ALUNOS DAS EQUIPES DE AJUDA, QUE FORAM ALVOS DE BULLYING ADEREM AOS VALORES MORAIS DO RESPEITO, DA JUSTIÇA E DA SOLIDARIEDADE E ANALISAR SE HÁ DIFERENÇAS NESSE MODO DE ADESÃO ENTRE OS ALUNOS DAS EAS QUE FORAM ALVOS DE BULLYING E DOS QUE NÃO FORAM. OS PARTICIPANTES DESTA INVESTIGAÇÃO SÃO 131 ALUNOS MEMBROS DE EQUIPES DE AJUDA EXTRAÍDOS DE UMA AMOSTRA DE 2.513 ADOLESCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL II, DE ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. O BANCO DE DADOS FOI SUBMETIDO A UM TRATAMENTO ESTATÍSTICO PARA RESPONDER AOS OBJETIVOS TRAÇADOS NESTA INVESTIGAÇÃO. ATÉ O PRESENTE MOMENTO, CHAMA-NOS A ATENÇÃO O FATO DE QUE ENTRE OS PRÓPRIOS ALUNOS DE EQUIPES DE AJUDA HÁ AQUELES QUE JÁ FORAM VÍTIMAS, AUTORES E ESPECTADORES. A LITERATURA MUNDIAL TEM EXPLICADO AS CARACTERÍSTICAS DE ALVOS DE BULLYING COMO AQUELAS QUE, AINDA QUE TENHAM MAIOR DIFICULDADE PARA COMPREENDER E MANIFESTAR SEUS PRÓPRIOS ESTADOS DE ÂNIMO, SÃO PROPENSAS A MELHOR ACOLHER AQUELES QUE SOFREM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.