PESQUISAS INDICAM QUE UMA DAS FORMAS MAIS EFICAZES PARA A SUPERAÇÃO DO BULLYING É A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS EM QUE OS PRÓPRIOS PARES SEJAM FORMADOS PARA PRESTAR AJUDA AOS ENVOLVIDOS NO PROBLEMA. NO BRASIL, A EXPERIÊNCIA COM A IMPLANTAÇÃO DE EQUIPES DE AJUDA (EAS) TEM SIDO ESTUDADA E JÁ APRESENTADO RESULTADOS PROMISSORES. DIANTE DESSES DADOS, PERGUNTA-SE: HAVERÁ DIFERENÇAS QUANTO AO MODO DE ADESÃO A VALORES MORAIS ENTRE ALUNOS DE EAS QUE SE AUTOPERCEBERAM COMO ALVOS, AUTORES E ESPECTADORES DE BULLYING? DENTRE OS OBJETIVOS DESTA PRESENTE INVESTIGAÇÃO ESTÃO: VERIFICAR SE OS ALUNOS DAS EQUIPES DE AJUDA, QUE FORAM ALVOS DE BULLYING ADEREM AOS VALORES MORAIS DO RESPEITO, DA JUSTIÇA E DA SOLIDARIEDADE E ANALISAR SE HÁ DIFERENÇAS NESSE MODO DE ADESÃO ENTRE OS ALUNOS DAS EAS QUE FORAM ALVOS DE BULLYING E DOS QUE NÃO FORAM. OS PARTICIPANTES DESTA INVESTIGAÇÃO SÃO 131 ALUNOS MEMBROS DE EQUIPES DE AJUDA EXTRAÍDOS DE UMA AMOSTRA DE 2.513 ADOLESCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL II, DE ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. O BANCO DE DADOS FOI SUBMETIDO A UM TRATAMENTO ESTATÍSTICO PARA RESPONDER AOS OBJETIVOS TRAÇADOS NESTA INVESTIGAÇÃO. ATÉ O PRESENTE MOMENTO, CHAMA-NOS A ATENÇÃO O FATO DE QUE ENTRE OS PRÓPRIOS ALUNOS DE EQUIPES DE AJUDA HÁ AQUELES QUE JÁ FORAM VÍTIMAS, AUTORES E ESPECTADORES. A LITERATURA MUNDIAL TEM EXPLICADO AS CARACTERÍSTICAS DE ALVOS DE BULLYING COMO AQUELAS QUE, AINDA QUE TENHAM MAIOR DIFICULDADE PARA COMPREENDER E MANIFESTAR SEUS PRÓPRIOS ESTADOS DE ÂNIMO, SÃO PROPENSAS A MELHOR ACOLHER AQUELES QUE SOFREM.