NETO, José Simão De Oliveira et al.. Leitura e escrita: olhares matemáticos. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80538>. Acesso em: 05/11/2024 07:49
O PRESENTE ARTIGO FOI RESULTADO DE UMA SÉRIE DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA, NA REDE MUNICIPAL DA CIDADE CARIRENSE CRATO – CEARÁ. POR MEIO DESTA PESQUISA, ALMEJAMOS DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA, ALÉM DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS ESPERADAS AO FINAL DO PERÍODO ESCOLAR. A PARTIR DE UMA PESQUISA REALIZADA COM UMA AMOSTRA DE 14 ALUNOS DO 9º ANO, CUJO ENCONTROS FORAM VIRTUAIS, COM A CARACTERÍSTICA COMUM DE GOSTAR DA MATEMÁTICA. ENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL NOTAR QUE AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO ESTÃO LIGADAS AO INTERESSE - OU A FALTA DELE - PELA DISCIPLINA, MAS SIM PELO POUCO DOMÍNIO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO Á INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. VALE DESTACAR, QUE AS INTERVENÇÕES FORAM AULAS DISTANTES DOS PADRÕES ARCAICOS, FAZENDO OS ALUNOS TRANSITAREM NOS CONCEITOS E POSTURAS, FORTALECENDO O SENSO CRÍTICO. ENFIM, ESPERAMOS QUE ESSE TRABALHO CONTRIBUA POSITIVAMENTE PARA A CAMADA DOCENTE DE REDES ESCOLARES.