PARA CONHECER A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA MAIS HOLÍSTICA POSSÍVEL O CAMPO NO QUAL SE PRETENDE DELINEAR UMA PESQUISA, É IMPORTANTE QUE EM PRIMEIRO SEJA DESENVOLVIDA UMA BREVE EXPLORAÇÃO SOBRE AS CATEGORIAS CONCEITUAIS VISADAS. NESTE SENTIDO O PRESENTE ARTIGO É UM ESTUDO DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER QUAIS E COMO AS CATEGORIAS CONCEITUAIS CONTIDAS EM TRABALHOS NACIONAIS SE CONECTAM COM O ENSINO DE CIÊNCIAS. DESTA FORMA A PRIMEIRA PARTE DO ESTUDO REFLETE A LIGAÇÃO ENTRE AS CATEGORIAS CONCEITUAIS ENSINO DE CIÊNCIAS E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS PRESENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE. JÁ A SEGUNDA PARTE DO ESTUDO SERÁ RELACIONANDO ENSINO DE CIÊNCIAS E COMUNIDADE PESQUEIRA. O ESTUDO É COMPOSTO POR 73 TRABALHOS NACIONAIS E FOI REALIZADO A PARTIR DA PLATAFORMA DO GOOGLE ACADÊMICO POR NECESSARIAMENTE CONTEMPLAR VÁRIOS TIPOS DE PESQUISAS. FOI POSSÍVEL VISUALIZAR QUE PESQUISAS EXPLORATÓRIAS QUE FAZEM O CRUZAMENTO DE CATEGORIAS CONCEITUAIS A FIM DE OBSERVAR SEMELHANÇAS E DISPARIDADES CONTIDAS NOS TRABALHOS, SEJAM EM MÉTODOS, OBJETIVOS, OU DISCUSSÕES, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO, CONTRIBUINDO CONSEQUENTEMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO QUE CONHECE E RECONHECE AS DISCUSSÕES DIRETA OU INDIRETAMENTE RELACIONADAS A PESQUISA.