NOSSO OBJETIVO, NESTE TEXTO, É O DE ANALISAR A PRESENÇA E O USO DA MODALIZAÇÃO AVALIATIVA EM QUATRO CAPAS DE REVISTAS DIVERSAS, A PARTIR DA PERSPECTIVA DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA, QUE PERCEBE A LÍNGUA COMO ARGUMENTATIVA POR NATUREZA. ASSIM, NÃO ESTAREMOS PREOCUPADOS COM A QUESTÃO DA QUANTIDADE, MAS TÃO SOMENTE COM A QUALIDADE, OU SEJA, O SENTIDO E A FUNÇÃO QUE DETERMINADAS PALAVRAS EXERCEM NAS CAPAS SELECIONADAS. PORTANTO, RESSALTAMOS QUE NOSSA PESQUISA TEM CARÁTER PURAMENTE ANALÍTICO-DESCRITIVA. DEPOIS DE EMPREENDIDAS AS ANÁLISES, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA OBSERVAR O FUNCIONAMENTO DESSAS ESTRUTURAS MODAIS NO USO DA LINGUAGEM E, MAIS DO QUE ISSO, PERCEBER COMO NÃO DEVEMOS CATEGORIZAR AS PALAVRAS TÃO SOMENTE A PARTIR DE NOMENCLATURAS APRESENTADAS PELO MANUAIS DIDÁTICOS, POIS, DE ALGUMA FORMA, ESSAS NOMENCLATURAS QUASE NUNCA REFLETEM, DE FATO, O USO COTIDIANO E OS SENTIDOS QUE SÃO, E QUE PODEM SER, DADOS A TAIS PALAVRAS.