A FLORESTA AMAZ?NICA ? UM LABORAT?RIO VIVO QUE TORNA POSS?VEL AOS DOCENTES E PESQUISADORES EXECUTAREM AULAS TE?RICAS E PR?TICAS DIFERENCIADAS AOS DISCENTES, PROPORCIONANDO A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO EMP?RICO EM CI?NCIA FACILITANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO ASSIM ESTE TRABALHO OBJETIVOU APRESENTAR OS ASPECTOS REFERENTES AO EST?GIO EM DOC?NCIA EM CI?NCIAS: BIOLOGIA E QU?MICA, APONTANDO ? RELEV?NCIA NA FORMA??O DOCENTE DEMOSTRANDO ? IMPORT?NCIA DA CONSTRU??O DE EXSICATAS NO CONTEXTO BOT?NICO, PARA ISSO FEZ NECESS?RIO ? AULA TE?RICA ABORDANDO AS COLE??ES DID?TICAS E CIENT?FICAS, RESSALTANDO OS CONCEITOS DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA VEGETAL. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM 25 ALUNOS DA UFAM, CAMPI HUMAIT?-AM. UTILIZOU-SE DURANTE A METODOLOGIA A OBSERVA??O PARTICIPANTE, DI?RIO DE CAMPO E QUE ESTES FORAM ANALISADOS A PARTIR DOS RELATOS E PERSPECTIVAS DOS DISCENTES PARTICIPANTES DAS AULAS. VERIFICOU-SE QUE FORAM COLETADAS E CONFECCIONADAS OITO EXSICATAS DE ESP?CIES VEGETAIS EM EST?GIO DE FRUTIFICA??O E FLORA??O, SENDO ESTAS NATIVAS, INVASORAS E END?MICAS DA REGI?O, QUE FORAM CLASSIFICADAS E IDENTIFICADAS DE ACORDO COM A LITERATURA. AO DECORRES DAS AULAS PR?TICAS OS DISCENTES PUDERAM APLICAR O CONHECIMENTO PR?VIO E TE?RICO ADQUIRIDOS ANTERIORMENTE, E ISSO POSSIBILITOU O PROCESSO DE ENSINO ESTABELECENDO AOS MESMOS SUAS PR?PRIAS PERCEP??ES DE COMO AS INTERA??ES AMBIENTAIS, BIOL?GICAS E ECOL?GICAS PODEM SER VIVENCIADAS, SENDO INTEGRADAS A AULAS MAIS DIN?MICAS. PORTANTO, O EST?GIO NA DOC?NCIA ? UMA EXPERI?NCIA ?MPAR PARA AQUELES QUE NUNCA ATUARAM COMO DOCENTES NA GRADUA??O E SE CONSTITUI COMO UMA FORMA DE APRIMORAR A PR?TICA AMPLIANDO SEUS HORIZONTES PROFISSIONAIS CONTEXTUALIZANDO COM A REALIDADE DOS DISCENTES.