O ESPAÇO ESCOLAR DEIXOU DE SER A ÚNICA BASE DE CONHECIMENTO. NOS ÚLTIMOS ANOS, É EVIDENTE A EVOLUÇÃO DOS AMBIENTES NÃO FORMAIS COMO PROTAGONISTAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL DESCREVER A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE CAMPO REALIZADAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS, NO MUNICÍPIO DE SIMÃO DIAS-SE, ATRAVÉS DA DISCUSSÃO DE TEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESSA FORMA, SUCEDERAM-SE DUAS FASES: A PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAL COM 10 (DEZ) PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO SIMÃO DIAS-SE, UTILIZANDO UM QUESTIONÁRIO E AULAS DE CAMPO COM ALUNOS DO 9°ANO DA ESCOLA MUNICIPAL CARVALHO NETO E ESCOLA MUNICIPAL CICERO FERREIRA GUERRA E A RECONSTRUÇÃO. ASSIM SENDO, OS RESULTADOS INDICAM QUE A UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS INTEGRADOS AO FORMAL COLABORA PARA O PROGRESSO DE UMA VISÃO COMPLEXA SOBRE O MEIO AMBIENTE E DE UMA EDUCAÇÃO CONSEQUENTE, CRÍTICA E PROBLEMATIZADORA, EMBORA TAIS ASPECTOS NÃO OCORREREM DE FORMA RAPIDAMENTE APÓS A EFETUAÇÃO DO PROJETO. É RELEVANTE RESSALTAR MESMO A NECESSIDADE DE APRESENTAR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE FORMA CONTINUAMENTE EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, MAS TAMBÉM, DE FORMA EXATA E DESLIGADA DAS REALIDADES SOCIAIS.