Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ENTRE MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EJA, TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS, , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81259
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2360
    "inscrito_id" => 1824
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ENTRE MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "A EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA) ? UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE APRESENTA CARACTER?STICAS ESPEC?FICAS E QUE DEMANDA ESTUDOS EM DIFERENTES VERTENTES COMO, POR EXEMPLO, OS PROCESSOS AVALIATIVOS ADOTADOS JUNTO A ESTE P?BLICO, AS PERCEP??ES DOS/AS EDUCANDOS/AS RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ETC. COM ESTE ARTIGO, OBJETIVOU-SE COMPREENDER AS MEM?RIAS, AS HIST?RIAS E AS PERSPECTIVAS DE DUAS PESSOAS QUE FINALIZARAM OS SEUS ESTUDOS NA EJA. METODOLOGICAMENTE, FORAM REALIZADAS DUAS ENTREVISTAS COM PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA EJA, COM TR?S PERGUNTAS PRINCIPAIS: A) QUAIS AS MEM?RIAS QUE VOC? TEM DO SEU PER?ODO EDUCACIONAL ANTES DE CHEGAR NA EJA?; B) COMO FOI A SUA INSER??O NA EJA E COMO FOI O PERCURSO PARA A FINALIZA??O DOS ESTUDOS? E C) COMO VOC? IDENTIFICA A IMPORT?NCIA DA EJA NA SUA VIDA E COMO VISLUMBRA/VISLUMBROU O FUTURO AO TERMINAR OS ESTUDOS NA EJA?. AP?S A REALIZA??O DAS ENTREVISTAS E AN?LISE DESTAS, OS RESULTADOS NOS PERMITE RATIFICAR QUE ? INDISCUT?VEL A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O E, NO CASO ESPEC?FICO DA EJA, ESSA IMPORT?NCIA PARECE SER AMPLIFICADA, POIS PERMITE, POR EXEMPLO, QUE AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DESSE P?BLICO CONSIGAM, CONCOMITANTEMENTE, REMEMORAR O PASSADO, NO SENTIDO DE PERCEBEREM AS DIFICULDADES PELAS QUAIS PASSARAM, PASSANDO A SE SENTIREM MAIS CAPAZES E SE REVESTIREM DE AUTOESTIMA, VISLUMBRANDO UM FUTURO POSS?VEL, OU SEJA, POR MEIO DA EDUCA??O, DA EJA, S?O CAPAZES DE ATINGIR OS SEUS OBJETIVOS E ALCAN?AR OS SEUS SONHOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EJA, TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID1824_30092021231005.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUDSON OLIVEIRA"
    "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81259
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2360
    "inscrito_id" => 1824
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ENTRE MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "A EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA) ? UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE APRESENTA CARACTER?STICAS ESPEC?FICAS E QUE DEMANDA ESTUDOS EM DIFERENTES VERTENTES COMO, POR EXEMPLO, OS PROCESSOS AVALIATIVOS ADOTADOS JUNTO A ESTE P?BLICO, AS PERCEP??ES DOS/AS EDUCANDOS/AS RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ETC. COM ESTE ARTIGO, OBJETIVOU-SE COMPREENDER AS MEM?RIAS, AS HIST?RIAS E AS PERSPECTIVAS DE DUAS PESSOAS QUE FINALIZARAM OS SEUS ESTUDOS NA EJA. METODOLOGICAMENTE, FORAM REALIZADAS DUAS ENTREVISTAS COM PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA EJA, COM TR?S PERGUNTAS PRINCIPAIS: A) QUAIS AS MEM?RIAS QUE VOC? TEM DO SEU PER?ODO EDUCACIONAL ANTES DE CHEGAR NA EJA?; B) COMO FOI A SUA INSER??O NA EJA E COMO FOI O PERCURSO PARA A FINALIZA??O DOS ESTUDOS? E C) COMO VOC? IDENTIFICA A IMPORT?NCIA DA EJA NA SUA VIDA E COMO VISLUMBRA/VISLUMBROU O FUTURO AO TERMINAR OS ESTUDOS NA EJA?. AP?S A REALIZA??O DAS ENTREVISTAS E AN?LISE DESTAS, OS RESULTADOS NOS PERMITE RATIFICAR QUE ? INDISCUT?VEL A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O E, NO CASO ESPEC?FICO DA EJA, ESSA IMPORT?NCIA PARECE SER AMPLIFICADA, POIS PERMITE, POR EXEMPLO, QUE AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DESSE P?BLICO CONSIGAM, CONCOMITANTEMENTE, REMEMORAR O PASSADO, NO SENTIDO DE PERCEBEREM AS DIFICULDADES PELAS QUAIS PASSARAM, PASSANDO A SE SENTIREM MAIS CAPAZES E SE REVESTIREM DE AUTOESTIMA, VISLUMBRANDO UM FUTURO POSS?VEL, OU SEJA, POR MEIO DA EDUCA??O, DA EJA, S?O CAPAZES DE ATINGIR OS SEUS OBJETIVOS E ALCAN?AR OS SEUS SONHOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EJA, TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID1824_30092021231005.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUDSON OLIVEIRA"
    "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA) ? UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE APRESENTA CARACTER?STICAS ESPEC?FICAS E QUE DEMANDA ESTUDOS EM DIFERENTES VERTENTES COMO, POR EXEMPLO, OS PROCESSOS AVALIATIVOS ADOTADOS JUNTO A ESTE P?BLICO, AS PERCEP??ES DOS/AS EDUCANDOS/AS RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ETC. COM ESTE ARTIGO, OBJETIVOU-SE COMPREENDER AS MEM?RIAS, AS HIST?RIAS E AS PERSPECTIVAS DE DUAS PESSOAS QUE FINALIZARAM OS SEUS ESTUDOS NA EJA. METODOLOGICAMENTE, FORAM REALIZADAS DUAS ENTREVISTAS COM PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA EJA, COM TR?S PERGUNTAS PRINCIPAIS: A) QUAIS AS MEM?RIAS QUE VOC? TEM DO SEU PER?ODO EDUCACIONAL ANTES DE CHEGAR NA EJA?; B) COMO FOI A SUA INSER??O NA EJA E COMO FOI O PERCURSO PARA A FINALIZA??O DOS ESTUDOS? E C) COMO VOC? IDENTIFICA A IMPORT?NCIA DA EJA NA SUA VIDA E COMO VISLUMBRA/VISLUMBROU O FUTURO AO TERMINAR OS ESTUDOS NA EJA?. AP?S A REALIZA??O DAS ENTREVISTAS E AN?LISE DESTAS, OS RESULTADOS NOS PERMITE RATIFICAR QUE ? INDISCUT?VEL A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O E, NO CASO ESPEC?FICO DA EJA, ESSA IMPORT?NCIA PARECE SER AMPLIFICADA, POIS PERMITE, POR EXEMPLO, QUE AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DESSE P?BLICO CONSIGAM, CONCOMITANTEMENTE, REMEMORAR O PASSADO, NO SENTIDO DE PERCEBEREM AS DIFICULDADES PELAS QUAIS PASSARAM, PASSANDO A SE SENTIREM MAIS CAPAZES E SE REVESTIREM DE AUTOESTIMA, VISLUMBRANDO UM FUTURO POSS?VEL, OU SEJA, POR MEIO DA EDUCA??O, DA EJA, S?O CAPAZES DE ATINGIR OS SEUS OBJETIVOS E ALCAN?AR OS SEUS SONHOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.