A EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA) ? UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE APRESENTA CARACTER?STICAS ESPEC?FICAS E QUE DEMANDA ESTUDOS EM DIFERENTES VERTENTES COMO, POR EXEMPLO, OS PROCESSOS AVALIATIVOS ADOTADOS JUNTO A ESTE P?BLICO, AS PERCEP??ES DOS/AS EDUCANDOS/AS RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ETC. COM ESTE ARTIGO, OBJETIVOU-SE COMPREENDER AS MEM?RIAS, AS HIST?RIAS E AS PERSPECTIVAS DE DUAS PESSOAS QUE FINALIZARAM OS SEUS ESTUDOS NA EJA. METODOLOGICAMENTE, FORAM REALIZADAS DUAS ENTREVISTAS COM PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA EJA, COM TR?S PERGUNTAS PRINCIPAIS: A) QUAIS AS MEM?RIAS QUE VOC? TEM DO SEU PER?ODO EDUCACIONAL ANTES DE CHEGAR NA EJA?; B) COMO FOI A SUA INSER??O NA EJA E COMO FOI O PERCURSO PARA A FINALIZA??O DOS ESTUDOS? E C) COMO VOC? IDENTIFICA A IMPORT?NCIA DA EJA NA SUA VIDA E COMO VISLUMBRA/VISLUMBROU O FUTURO AO TERMINAR OS ESTUDOS NA EJA?. AP?S A REALIZA??O DAS ENTREVISTAS E AN?LISE DESTAS, OS RESULTADOS NOS PERMITE RATIFICAR QUE ? INDISCUT?VEL A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O E, NO CASO ESPEC?FICO DA EJA, ESSA IMPORT?NCIA PARECE SER AMPLIFICADA, POIS PERMITE, POR EXEMPLO, QUE AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DESSE P?BLICO CONSIGAM, CONCOMITANTEMENTE, REMEMORAR O PASSADO, NO SENTIDO DE PERCEBEREM AS DIFICULDADES PELAS QUAIS PASSARAM, PASSANDO A SE SENTIREM MAIS CAPAZES E SE REVESTIREM DE AUTOESTIMA, VISLUMBRANDO UM FUTURO POSS?VEL, OU SEJA, POR MEIO DA EDUCA??O, DA EJA, S?O CAPAZES DE ATINGIR OS SEUS OBJETIVOS E ALCAN?AR OS SEUS SONHOS.