ESTE TRABALHO TRAZ O RECORTE DE UMA PESQUISA REALIZADA NOS ANOS DE 2020 E 2021, EM ESCOLAS DAS REDES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALAGOAS, TENDO COMO FOCO NESTE ARTIGO A ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ. ESSA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO PRIMORDIAL ANALISAR A MANEIRA A ESCOLA INVESTIGADA ESTÁ CONSIDERANDO AS DIVERSIDADES E IDENTIDADES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, SUPERANDO AS LIMITAÇÕES DAS PRESCRIÇÕES DA BNCC. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, APOIAMO-NOS EM UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA (ANDRÉ E LUDKE; 1986), PROCEDENDO A ANÁLISE POR MEIO DA TÉCNICA METODOLÓGICA DE ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PPPS DAS ESCOLAS PÚBLICAS. NOS FUNDAMENTAMOS EM PESQUISADORES COMO: CANDAU (2008), FREIRE (1996), LIBÂNEO (2006), MACEDO (2018), SILVA (2010), VASCONCELLOS (2012), VEIGA (2007). AO ANALISARMOS DOCUMENTOS AQUI EXPLICITADAS FICOU EVIDENCIADO QUE A ESCOLA EM QUESTÃO CONSIDERA, EM SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, AS DIVERSIDADES E IDENTIDADES, DISCORRENDO SOBRE AS REALIDADES DOS ALUNOS E A CULTURAS.