ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA, ATUANDO DE MODO INTERDISCIPLINAR COM A DISCIPLINA DE QUÍMICA DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL A PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA PALESTRA DE REDES DE COMPUTADORES, EM QUE É ABRANGIDO DESDE A SELEÇÃO DO CONTEÚDO ATÉ A APLICAÇÃO DA AULA E EXECUÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO. DURANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA SOBRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA/TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; PRODUÇÃO DE QUIZ DO CONTEÚDO DE QUÍMICA; ELABORAÇÃO DE PALESTRAS COM TEMÁTICAS DIRECIONANDO A INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO COM ÁREAS DA QUÍMICA, INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO. ESSAS EXPERIÊNCIAS TÊM COMO BASE AS TEORIAS CONSTRUTIVISTAS DE JEAN PIAGET, EM QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NÃO ACONTECE APENAS DO LADO DE QUEM ENSINA, MAS TAMBÉM DE QUEM APRENDE. NESSE PERÍODO TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR DE FORMA REMOTA, VISTO QUE NESSE PERÍODO PANDÊMICO TODAS AS AULAS OCORRERAM NESTA MODALIDADE, COM PRÁTICAS E MÉTRICAS ADAPTADAS DE ACORDO COM O PÚBLICO ALVO E APLICADO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEODORO DE MENDONÇA. A REFERIDA PALESTRA TEVE COMO RESULTADO A CONSTATAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA A CONDUÇÃO DE AULAS VOLTADAS AO PÚBLICO ADOLESCENTE NO AMBIENTE REMOTO, EM QUE FOI CONSTATADA A MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS AO SEREM ADOTADAS PRÁTICAS DE METODOLOGIA ATIVA DURANTE A REVISÃO DO CONTEÚDO.