Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UFRA DENTRO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA MODALIDADE REMOTA

Palavra-chaves: ENSINO EM COMPUTAÇÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REDES DE COMPUTADORES, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80754
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1741
    "inscrito_id" => 4082
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UFRA DENTRO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA MODALIDADE REMOTA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA, ATUANDO DE MODO INTERDISCIPLINAR COM A DISCIPLINA DE QUÍMICA DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL A PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA PALESTRA DE REDES DE COMPUTADORES, EM QUE É ABRANGIDO DESDE A SELEÇÃO DO CONTEÚDO ATÉ A APLICAÇÃO DA AULA E EXECUÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO. DURANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA SOBRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA/TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; PRODUÇÃO DE QUIZ DO CONTEÚDO DE QUÍMICA; ELABORAÇÃO DE PALESTRAS COM TEMÁTICAS DIRECIONANDO A INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO COM ÁREAS DA QUÍMICA, INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO. ESSAS EXPERIÊNCIAS TÊM COMO BASE AS TEORIAS CONSTRUTIVISTAS DE JEAN PIAGET, EM QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NÃO ACONTECE APENAS DO LADO DE QUEM ENSINA, MAS TAMBÉM DE QUEM APRENDE. NESSE PERÍODO TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR DE FORMA REMOTA, VISTO QUE NESSE PERÍODO PANDÊMICO TODAS AS AULAS OCORRERAM NESTA MODALIDADE, COM PRÁTICAS E MÉTRICAS ADAPTADAS DE ACORDO COM O PÚBLICO ALVO E APLICADO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEODORO DE MENDONÇA. A REFERIDA PALESTRA TEVE COMO RESULTADO A CONSTATAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA A CONDUÇÃO DE AULAS VOLTADAS AO PÚBLICO ADOLESCENTE NO AMBIENTE REMOTO, EM QUE FOI CONSTATADA A MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS AO SEREM ADOTADAS PRÁTICAS DE METODOLOGIA ATIVA DURANTE A REVISÃO DO CONTEÚDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO EM COMPUTAÇÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REDES DE COMPUTADORES, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID4082_17092021124749.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA BEATRIZ DA SILVA POMPEU"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA POMPEU"
    "autor_email" => "natpompeu.s@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80754
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1741
    "inscrito_id" => 4082
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UFRA DENTRO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA MODALIDADE REMOTA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA, ATUANDO DE MODO INTERDISCIPLINAR COM A DISCIPLINA DE QUÍMICA DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL A PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA PALESTRA DE REDES DE COMPUTADORES, EM QUE É ABRANGIDO DESDE A SELEÇÃO DO CONTEÚDO ATÉ A APLICAÇÃO DA AULA E EXECUÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO. DURANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA SOBRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA/TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; PRODUÇÃO DE QUIZ DO CONTEÚDO DE QUÍMICA; ELABORAÇÃO DE PALESTRAS COM TEMÁTICAS DIRECIONANDO A INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO COM ÁREAS DA QUÍMICA, INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO. ESSAS EXPERIÊNCIAS TÊM COMO BASE AS TEORIAS CONSTRUTIVISTAS DE JEAN PIAGET, EM QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NÃO ACONTECE APENAS DO LADO DE QUEM ENSINA, MAS TAMBÉM DE QUEM APRENDE. NESSE PERÍODO TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR DE FORMA REMOTA, VISTO QUE NESSE PERÍODO PANDÊMICO TODAS AS AULAS OCORRERAM NESTA MODALIDADE, COM PRÁTICAS E MÉTRICAS ADAPTADAS DE ACORDO COM O PÚBLICO ALVO E APLICADO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEODORO DE MENDONÇA. A REFERIDA PALESTRA TEVE COMO RESULTADO A CONSTATAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA A CONDUÇÃO DE AULAS VOLTADAS AO PÚBLICO ADOLESCENTE NO AMBIENTE REMOTO, EM QUE FOI CONSTATADA A MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS AO SEREM ADOTADAS PRÁTICAS DE METODOLOGIA ATIVA DURANTE A REVISÃO DO CONTEÚDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO EM COMPUTAÇÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REDES DE COMPUTADORES, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID4082_17092021124749.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA BEATRIZ DA SILVA POMPEU"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA POMPEU"
    "autor_email" => "natpompeu.s@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA, ATUANDO DE MODO INTERDISCIPLINAR COM A DISCIPLINA DE QUÍMICA DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL A PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA PALESTRA DE REDES DE COMPUTADORES, EM QUE É ABRANGIDO DESDE A SELEÇÃO DO CONTEÚDO ATÉ A APLICAÇÃO DA AULA E EXECUÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO. DURANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA SOBRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA/TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; PRODUÇÃO DE QUIZ DO CONTEÚDO DE QUÍMICA; ELABORAÇÃO DE PALESTRAS COM TEMÁTICAS DIRECIONANDO A INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO COM ÁREAS DA QUÍMICA, INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO. ESSAS EXPERIÊNCIAS TÊM COMO BASE AS TEORIAS CONSTRUTIVISTAS DE JEAN PIAGET, EM QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NÃO ACONTECE APENAS DO LADO DE QUEM ENSINA, MAS TAMBÉM DE QUEM APRENDE. NESSE PERÍODO TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR DE FORMA REMOTA, VISTO QUE NESSE PERÍODO PANDÊMICO TODAS AS AULAS OCORRERAM NESTA MODALIDADE, COM PRÁTICAS E MÉTRICAS ADAPTADAS DE ACORDO COM O PÚBLICO ALVO E APLICADO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEODORO DE MENDONÇA. A REFERIDA PALESTRA TEVE COMO RESULTADO A CONSTATAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA A CONDUÇÃO DE AULAS VOLTADAS AO PÚBLICO ADOLESCENTE NO AMBIENTE REMOTO, EM QUE FOI CONSTATADA A MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS AO SEREM ADOTADAS PRÁTICAS DE METODOLOGIA ATIVA DURANTE A REVISÃO DO CONTEÚDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.