A PROPOSTA DA SALA DE AULA INVERTIDA É A DE QUE O ALUNO TENHA O PRIMEIRO CONTATO COM O CONTEÚDO PREVIAMENTE À AULA. A SALA DE AULA PASSA A SER O LOCAL PARA ESCLARECER DÚVIDAS E APROFUNDAR O CONHECIMENTO EM ATIVIDADES PRÁTICAS COMO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROJETOS E DISCUSSÃO EM GRUPO. ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO DA LITERATURA QUE TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A SALA DE AULA INVERTIDA E METODOLOGIAS ATIVAS QUE TÊM O MESMO IDEÁRIO DE INVERSÃO DAS AULAS. CONCLUI-SE QUE O PROPÓSITO DA SALA DE AULA INVERTIDA É FAVORECER UMA MELHOR UTILIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO EM SALA, INCENTIVANDO O ALUNO ATIVO. OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM SEGUIR ESSA MESMA LÓGICA, COMO A APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES, ENSINO SOB MEDIDA E INSTRUÇÃO POR PARES.