A MATEMÁTICA É ESTRITAMENTE ABSTRATA, COM A POSSIBILIDADE OU NÃO DE SER APLICADA EM TUDO QUE ESTÁ AO NOSSO REDOR. NESSE ARTIGO, APROFUNDAMOS NOSSAS REFLEXÕES SOBRE O CAMPO DA MODELAGEM MATEMÁTICA, SUA IMPORTÂNCIA, RELAÇÕES E OBJETIVO. SABEMOS QUE A MODELAGEM MATEMÁTICA FAVORECE MEIOS PARA TOMADA DE DECISÕES SOCIAIS QUE ENGLOBAM APLICAÇÕES MATEMÁTICAS. DIALOGANDO COM O CONTEXTO ATUAL (COVID-19), BUSCAMOS DESCREVER UMA SITUAÇÃO DE AUXÍLIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OBJETIVANDO OBSERVAR O AUMENTO NO VALOR DE PRODUTOS HOSPITALARES NO PERÍODO DE MAIO DE 2020 A MAIO DE 2021. POR REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, ANALISAMOS OS DADOS APRESENTADOS MOSTRANDO A REALIDADE DESCRITA. É VÁLIDO ENFATIZAR QUE A MODELAGEM MATEMÁTICA VISTA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM É PROLIXA, PODENDO ABORDAR A INTERDISCIPLINARIDADE EM INTERFACE COM A UTILIDADE SOCIAL, RELACIONANDO-SE TAMBÉM COM AS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO.