A EDUCA??O, JUNTAMENTE COM A PESQUISA, GERA RESULTADOS SATISFAT?RIOS PARA OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA EDUCA??O, SEJAM DISCENTES, DOCENTES E INSTITUI??O. NO ENTANTO, EXISTE AINDA UMA RESIST?NCIA NA ADO??O DE MEDIDAS INOVADORAS NOS ATOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PARTIR DESSE PANORAMA, BUSCOU-SE CAMINHOS PARA REALIZAR UMA AN?LISE DA EXPERI?NCIA VIVENCIADA ESPECIFICAMENTE NA DISCIPLINA MATERIAIS DE CONSTRU??O, NO CURSO T?CNICO INTEGRADO EM SANEAMENTO AMBIENTAL, DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO ? CAMPUS RECIFE.NO DECORRER DESSA BUSCA, CONHECEU-SE IMPORTANTES AUTORES COMO LIB?NEO (1994), CORDEIRO (2020) E OLIVEIRA (2014). COMO RESULTADOS, OBSERVOU-SE GANHOS EVIDENTES DO PONTO DE VISTA EDUCACIONAL E TECNOL?GICO E, A PARTIR DISSO, CONSTATOU-SE QUE A PESQUISA CIENT?FICA ? IMPRESCIND?VEL PARA A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO LIBERTADOR QUE PROPONHA A EMANCIPA??O E A AUTONOMIA DOS SUJEITOS EDUCATIVOS. FOI UMA EXPERI?NCIA CONSTRUTIVA, VI?VEL E DE MUITO ENRIQUECIMENTO PARA AS ESTUDANTES.