O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DEMONSTRAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS COM A FORMAÇÃO CONTINUADA REMOTA DE PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO, DURANTE A PANDEMIA DO CORONA VÍRUS, NA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA MATA NORTE DE PERNAMBUCO. EM MARÇO DE 2020, A EXPLOSÃO DA PANDEMIA NO BRASIL PROVOCOU AÇÕES DIRETAS DO GOVERNO ESTADUAL, PAUTADAS NO DISTANCIAMENTO SOCIAL, OCASIONANDO A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, PROVOCANDO, ASSIM, UMA REORGANIZAÇÃO NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO. A GERÊNCIA REGIONAL READEQUOU O TRABALHO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A NOVA REALIDADE EDUCACIONAL DO BRASIL, ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO. O ENSINO RELIGIOSO, NESSA GERÊNCIA É OFERTADO EM 20 ESCOLAS, CONTANDO COM UM QUADRO DE 34 PROFESSORES. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA FOI REALIZADA CONFORME ORIENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 E DOCUMENTOS REGULATÓRIOS NA PLATAFORMA GOOGLE MEET. NA PRIMEIRA FASE, FOI ELABORADO UM QUADRO A PARTIR DA FERRAMENTA PADLET, NO QUAL OS PROFESSORES RESPONDERAM UMA QUESTÃO DIRECIONADA PARA A FORMAÇÃO EM TELA. NA SEGUNDA FASE, REALIZAMOS UMA RODA DE DIÁLOGO VIRTUAL, PROBLEMATIZANDO A TEMÁTICA, PROPONDO DESAFIOS PARA REALIZAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, NA ESCOLA, NO FORMATO REMOTO. A TERCEIRA FASE CONSTOU DO ACOMPANHAMENTO DAS CULMINÂNCIAS DOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS DESENVOLVIDOS NAS ESCOLAS. COMO RESULTADO DA FORMAÇÃO, ACOMPANHAMOS A PRODUÇÃO DOS TRABALHOS PRODUZIDOS NAS ESCOLAS EM ALUSÃO À TEMÁTICA CITADA, VERIFICANDO O PROTAGONISMO DE PROFESSORES E ESTUDANTES FRENTE A UMA NOVA CULTURA DIGITAL NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO EM MEIO À CRISE SANITÁRIA.