Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISLEXIA E ESCOLA: O(S) LUGAR(ES) DA PSICOLOGIA NO DIAGNÓSTICO E NAS NOVAS FORMAS DE INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: DISLEXIA, ESCOLA, PSICOLOGIA, INTERVENÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79956
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 658
    "inscrito_id" => 2835
    "titulo" => "DISLEXIA E ESCOLA: O(S) LUGAR(ES) DA PSICOLOGIA NO DIAGNÓSTICO E NAS NOVAS FORMAS DE INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A LEITURA E A ESCRITA S?O EXPRESS?ES CULTURAIS SIMB?LICAS NA TRAJET?RIA ESCOLAR, MAS PODEM SER MOTIVOS DE FRUSTRA??O. COMPREENDER A ESCOLA COMO UM ESPA?O DE TRABALHAR AS DIFEREN?AS FAZ PARTE DO PROCESSO QUANDO O ASSUNTO ? TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. DENTRE ELES, PODEMOS DESTACAR A DISLEXIA, QUE APRESENTA COMO DIFICULDADES A GRAFIA, IDENTIFICA??O DE PALAVRAS E RECONHECIMENTO DE S?LABAS, AFETANDO QUEST?ES SOCIAIS, EMOCIONAIS E AFETIVAS. ESSES FATORES DEMANDAM A PRESEN?A E ACOMPANHAMENTO DE OUTROS PROFISSIONAIS QUE DEVEM COMPOR A EQUIPE PEDAG?GICA. NESSE SENTIDO, POR MEIO DE UMA REVIS?O DE LITERATURA NARRATIVA BUSCOU-SE IDENTIFICAR QUAL O PAPEL DA PSICOLOGIA NA ESCOLA RELACIONADA ? DISLEXIA. VERIFICOU-SE QUE O ASSUNTO SOBRE A ATUA??O DA PSICOLOGIA AINDA ? POUCO PUBLICIZADO E SE CONCENTRA EM ELEMENTOS DA AVALIA??O PSICOL?GICA PARA A COMPOSI??O DE DIAGN?STICOS. FOI POSS?VEL, TAMB?M, DESTACAR APONTAMENTOS NO QUE DIZ RESPEITO AO MODELO ONLINE DE ENSINO E ADAPTA??ES NAS ESTRAT?GIAS E INTERVEN??O DIANTE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS. A UTILIZA??O DE FERRAMENTAS COMO A LOUSA INTERATIVA, DO GOOGLE MEET, PARA DESENHAR LETRAS E RECONHECER IMAGENS, APARECE COMO SUGEST?O PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "DISLEXIA, ESCOLA, PSICOLOGIA, INTERVENÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID2835_29072021001753.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THANARA CASTRO DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "THANARA CASTRO"
    "autor_email" => "castrothanara@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79956
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 658
    "inscrito_id" => 2835
    "titulo" => "DISLEXIA E ESCOLA: O(S) LUGAR(ES) DA PSICOLOGIA NO DIAGNÓSTICO E NAS NOVAS FORMAS DE INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A LEITURA E A ESCRITA S?O EXPRESS?ES CULTURAIS SIMB?LICAS NA TRAJET?RIA ESCOLAR, MAS PODEM SER MOTIVOS DE FRUSTRA??O. COMPREENDER A ESCOLA COMO UM ESPA?O DE TRABALHAR AS DIFEREN?AS FAZ PARTE DO PROCESSO QUANDO O ASSUNTO ? TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. DENTRE ELES, PODEMOS DESTACAR A DISLEXIA, QUE APRESENTA COMO DIFICULDADES A GRAFIA, IDENTIFICA??O DE PALAVRAS E RECONHECIMENTO DE S?LABAS, AFETANDO QUEST?ES SOCIAIS, EMOCIONAIS E AFETIVAS. ESSES FATORES DEMANDAM A PRESEN?A E ACOMPANHAMENTO DE OUTROS PROFISSIONAIS QUE DEVEM COMPOR A EQUIPE PEDAG?GICA. NESSE SENTIDO, POR MEIO DE UMA REVIS?O DE LITERATURA NARRATIVA BUSCOU-SE IDENTIFICAR QUAL O PAPEL DA PSICOLOGIA NA ESCOLA RELACIONADA ? DISLEXIA. VERIFICOU-SE QUE O ASSUNTO SOBRE A ATUA??O DA PSICOLOGIA AINDA ? POUCO PUBLICIZADO E SE CONCENTRA EM ELEMENTOS DA AVALIA??O PSICOL?GICA PARA A COMPOSI??O DE DIAGN?STICOS. FOI POSS?VEL, TAMB?M, DESTACAR APONTAMENTOS NO QUE DIZ RESPEITO AO MODELO ONLINE DE ENSINO E ADAPTA??ES NAS ESTRAT?GIAS E INTERVEN??O DIANTE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS. A UTILIZA??O DE FERRAMENTAS COMO A LOUSA INTERATIVA, DO GOOGLE MEET, PARA DESENHAR LETRAS E RECONHECER IMAGENS, APARECE COMO SUGEST?O PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "DISLEXIA, ESCOLA, PSICOLOGIA, INTERVENÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID2835_29072021001753.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THANARA CASTRO DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "THANARA CASTRO"
    "autor_email" => "castrothanara@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A LEITURA E A ESCRITA S?O EXPRESS?ES CULTURAIS SIMB?LICAS NA TRAJET?RIA ESCOLAR, MAS PODEM SER MOTIVOS DE FRUSTRA??O. COMPREENDER A ESCOLA COMO UM ESPA?O DE TRABALHAR AS DIFEREN?AS FAZ PARTE DO PROCESSO QUANDO O ASSUNTO ? TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. DENTRE ELES, PODEMOS DESTACAR A DISLEXIA, QUE APRESENTA COMO DIFICULDADES A GRAFIA, IDENTIFICA??O DE PALAVRAS E RECONHECIMENTO DE S?LABAS, AFETANDO QUEST?ES SOCIAIS, EMOCIONAIS E AFETIVAS. ESSES FATORES DEMANDAM A PRESEN?A E ACOMPANHAMENTO DE OUTROS PROFISSIONAIS QUE DEVEM COMPOR A EQUIPE PEDAG?GICA. NESSE SENTIDO, POR MEIO DE UMA REVIS?O DE LITERATURA NARRATIVA BUSCOU-SE IDENTIFICAR QUAL O PAPEL DA PSICOLOGIA NA ESCOLA RELACIONADA ? DISLEXIA. VERIFICOU-SE QUE O ASSUNTO SOBRE A ATUA??O DA PSICOLOGIA AINDA ? POUCO PUBLICIZADO E SE CONCENTRA EM ELEMENTOS DA AVALIA??O PSICOL?GICA PARA A COMPOSI??O DE DIAGN?STICOS. FOI POSS?VEL, TAMB?M, DESTACAR APONTAMENTOS NO QUE DIZ RESPEITO AO MODELO ONLINE DE ENSINO E ADAPTA??ES NAS ESTRAT?GIAS E INTERVEN??O DIANTE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS. A UTILIZA??O DE FERRAMENTAS COMO A LOUSA INTERATIVA, DO GOOGLE MEET, PARA DESENHAR LETRAS E RECONHECER IMAGENS, APARECE COMO SUGEST?O PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.