O TEXTO TRATA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. TEM COMO BASE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, E FOI DESENVOLVIDO ENTRE OS MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DO ANO DE 2020, COMO PROPOSTA FORMATIVA DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA. CONTOU COM UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES, CUJOS TEXTOS, VERSAM SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AINDA DE AUTORES QUE TRATAM DE OUTRAS QUESTÕES LIGADAS A EDUCAÇÃO, TAMBÉM SE BASEIA EM ANÁLISES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NESSA ETAPA DE ENSINO, APRESENTADAS ATRAVÉS DE VÍDEOS QUE RETRATAM OS FAZERES DESSAS DOCENTES EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS, VISANDO ENSINAR MATEMÁTICA PARA SEUS ALUNOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE EMBORA MUITOS PROFESSORES ENCONTREM DIFICULDADES PARA ENSINAR MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS, MUITOS DOCENTES UTILIZAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS QUE SE MOSTRAM CAPAZES DE APRESENTAR ÊXITO NO ENSINO DESSES SABERES.