OS RECURSOS DID?TICOS PARA O ENSINO DE PESSOAS COM DEFICI?NCIA VISUAL (DV) PRECISAM SER FARTOS, VARIADOS E SIGNIFICATIVOS, PODENDO SER CONFECCIONADOS, ADAPTADOS OU SELECIONADOS. APESAR DE EXTREMAMENTE RELEVANTE, H? POUCOS RESULTADOS SISTEMATIZADOS SOBRE A EFICI?NCIA DOS RECURSOS DID?TICOS EMPREGADOS NO ENSINO DE PESSOAS COM DV. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO PROP?S-SE A DESCREVER OS RECURSOS DID?TICOS EMPREGADOS NO ENSINO DE PESSOAS CEGAS A PARTIR DAS PUBLICA??ES DE REVISTAS BRASILEIRAS ESPECIALIZADAS EM EDUCA??O INCLUSIVA. A PARTIR DOS ESTUDOS, FORAM ENCONTRADOS ESTUDOS QUALITATIVOS. FORAM LOCALIZADAS UMA PUBLICA??O NA REE E NA REAI E ONZE NA RBC. NOS ARTIGOS ENCONTRADOS, DESTACOU-SE A CONFEC??O DE RECURSOS PARA FIM ESPEC?FICO E A SELE??O EM CONJUNTO COM A CONFEC??O. NESTES ESTUDOS DESTACARAM-SE OS JOGOS L?DICOS, AS MAQUETES E AS R?PLICAS T?TEIS. A MAT?RIA PRIMA ERA GERALMENTE DE F?CIL OBTEN??O, BAIXO CUSTO E SIMPLES, SENDO O EVA (SIGLA DE ETILENO ACETATO DE VINILA), O ISOPOR E O BISCUIT OS PRINCIPAIS GERADORES DE RELEVO PARA MANUSEIO. PERCEBEU-SE QUE N?O HOUVE MEN??O ?S MUITAS VARI?VEIS METODOL?GICAS, PRINCIPALMENTE EM RELA??O ? DESCRI??O DOS PARTICIPANTES, COMO POR EXEMPLO, SE ERAM LEITORES FLUENTES DE BRAILE, SE PREFERIAM RECURSOS TECNOL?GICOS E PERFIL SOCIOECON?MICO. ISSO DIFICULTOU A IDENTIFICA??O DAS VARI?VEIS DE PARTICIPANTES PARA MAIS PRECISA AN?LISE DOS RESULTADOS DA APLICA??O DE CADA RECURSO. POR FIM, ? IMPORTANTE RESSALTAR QUE O DOM?NIO DO CONHECIMENTO SOBRE SELE??O, ADAPTA??O E CONFEC??O DE RECURSOS DID?TICOS ADEQUADOS POR EDUCADORES CONTRIBUIR? PARA O PLANEJAMENTO ADEQUADO E AVALIA??O DA APRENDIZAGEM E DO DESEMPENHO DOS ALUNOS. PARA TANTO, ? ESSENCIAL E URGENTE IDENTIFICAR AS VARI?VEIS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO OU APERFEI?OAMENTO DE M?TODOS DE ENSINO MAIS EFICIENTES E ECON?MICOS. ? IGUALMENTE RELEVANTE IDENTIFICAR AS LACUNAS DESSES ESTUDOS E PROPOR NOVOS DESAFIOS PARA ESTUDOS FUTUROS.