ESTE TRABALHO OBJETIVA REFLETIR SOBRE O CONTEÚDO ÁFRICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A
VALORIZAÇÃO EM SALA DE AULA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFROBRASILEIRA. O ARTIGO IRÁ EXPLORAR AS
VIVÊNCIAS ADVINDAS DA EXECUÇÃO DE AÇÕES DIDÁTICAS EM SÉRIE DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
COMPOSTA PELOS SEGUINTES MOMENTOS: DIAGNÓSTICO DE CONHECIMENTO PRÉVIO; LEITURAS DIRIGIDAS E
PROMOÇÃO DE DEBATE; PESQUISA E ANÁLISE DE IMAGENS; OFICINA DE PINTURA E PRODUÇÃO DE QUADROS;
EXPOSIÇÃO DAS PRODUÇÕES DOS ESTUDANTES; IDENTIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO APREENDIDO APÓS O
DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES. A EXPERIMENTAÇÃO DE SEQUÊNCIA DE ENSINO ATRAVÉS DE ABORDAGENS LÚDICAS,
CRÍTICAS E CRIATIVAS PERMITIU QUE FOSSEM PROMOVIDAS DISCUSSÕES SOBRE QUESTÕES IMPORTANTES COMO
CULTURA AFRICANA, COLONIZAÇÃO E ESCRAVIZAÇÃO DO HOMEM AFRICANO, RACISMO, REPRESENTATIVIDADE NEGRA,
IDENTIDADE CULTURAL AFRODESCENDENTE, APRESENTANDO-SE COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO ÁFRICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA.