O TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR O GÊNERO LITERÁRIO POEMA, COMO UM POSSÍVEL RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DA LITERATURA, ONDE FIZERAM-SE PRESENTES OS AUTORES: FERREIRA (2011), SILVA (2012), MOREIRA (2002), ENTRE OUTROS. POSTERIORMENTE, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO DO TIPO PESQUISA AÇÃO, E POR MEIO DE UMA AULA EXPOSITIVA DIALOGADA COM A UTILIZAÇÃO DE POESIAS QUE TRAZIAM CONSIGO ASSUNTOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS, OUTROSSIM, ANÁLISE DE QUESTIONÁRIOS, VERIFICOU-SE QUE O TEXTO POÉTICO FOI BEM ACEITO PELOS DISCENTES, PARTICIPANTES DESTA PESQUISA. ADEMAIS, DE ACORDO COM OS DADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A POESIA FACILITOU A COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS TRABALHADOS, BEM COMO, DINAMIZOU O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. OS ESTUDANTES MOSTRARAM-SE ENTUSIASMADOS, O QUE PROPORCIONOU UMA INTERAÇÃO E CURIOSIDADE ENTRE ELES. SENDO ASSIM, EVIDENCIANDO QUE A POESIA SE UTILIZADA DENTRO DA SALA DE AULA, PODE ENRIQUECER E ELUCIDAR, ESTIMULANDO OS ALUNOS E EXERCENDO UM PAPEL IMPORTANTE DENTRO DO AMBIENTE EDUCACIONAL, PODENDO CONTRIBUIR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NO ENSINO DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, BEM COM, NO DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE.