A PRODU??O DE IDENTIDADE NO CONTEXTO DA EDUCA??O ESCOLAR IND?GENA, DESDE O PER?ODO COLONIAL AT? A CONTEMPORANEIDADE, VEM SENDO MEDIADA PELOS PARADIGMAS CURRICULARES EM QUE A ESCOLA ? TERRIT?RIO DE TENS?O ENTRE NARRATIVAS. INICIALMENTE, A EDUCA??O ESCOLAR PRETENDIDA PARA OS IND?GENAS ERA DE SOBREPOSI??O E PRODU??O DE IDENTIDADE D?SPARE DA ESS?NCIA DESSES POVOS. O PROJETO ANTES DE 1988 FOI INTEGRAR E APAGAR QUALQUER VEST?GIO CULTURAL IND?GENA, AP?S A PROMULGA??O DA CONSTITUI??O, RECONHECEU-SE NO BRASIL A M?LTIPLA DIVERSIDADE DA SOCIEDADE NACIONAL, INCLUINDO A TEM?TICA IND?GENA. ESTANDO ESSAS QUEST?ES POSTAS, ESTE TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE CURR?CULOS ESCOLARES E IDENTIDADE, A PARTIR DAS DISCUSS?ES SOBRE AS PR?TICAS EDUCATIVAS ETNOC?NTRICAS, TRILHADAS COMO T?TICA DE RESIST?NCIA E EXIST?NCIA. NESTA TRAJET?RIA, AS ESCOLAS IND?GENAS REIVINDICAM PROTAGONISMO CURRICULAR, (RE)ELABORA??O PEDAG?GICA, CURRICULAR, (RE)AFIRMA??O, RESSIGNIFICA??O DE SUAS CULTURAS, SENTIDOS, SIGNIFICADOS, DIFEREN?AS. A PESQUISA CONFIGURA-SE COMO QUALITATIVA, COM BASE EM REVIS?O BIBLIOGR?FICA E AN?LISE DOCUMENTAL, BASEADA NOS TE?RICOS: BANIWA (2006), CHARTIER (1989), GOMES (2008), SANTOS (2014), E SILVA (2003), PARA DISCUTIR PERSPECTIVAS QUE POTENCIAM PR?TICAS EDUCATIVAS ETNOC?NTRICAS. ASSIM, SALIENTAMOS QUE AS PR?TICAS CURRICULARES CONTRA-HEGEM?NICAS RECONFIGURAM-SE COTIDIANAMENTE, PARA AL?M DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DO CURR?CULO. COM ESSA COMPREENS?O, DEBATEMOS SOBRE AS PR?TICAS CURRICULARES QUE COMPREENDEM DIFERENTES E VARIADOS CONTEXTOS, CIENTES DE QUE EM CADA ESCOLA ATUAM DIFERENTES SUJEITOS QUE COTIDIANAMENTE RECONFIGURAM IDENTIDADES, PERCEP??ES, VIV?NCIAS, PERSPECTIVANDO NOVOS MUNDOS.