LEI N? 11.645, DE 10 DE MAR?O DE 2008, FAZ-SE NECESS?RIO E OBRIGAT?RIO O ESTUDO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E IND?GENA NA FORMA??O DO EDUCANDO. O CONTE?DO PROGRAM?TICO DAS DIVERSAS DISCIPLINAS DEVE ABORDAR O ESTUDO DE HIST?RIA DA ?FRICA E DOS AFRICANOS, A LUTA DOS NEGROS NO BRASIL, A CULTURA NEGRA BRASILEIRA E O NEGRO NA FORMA??O DA SOCIEDADE NACIONAL, RESGATANDO A CONTRIBUI??O DO POVO NEGRO NAS ?REAS SOCIAL, ECON?MICA E POL?TICA PERTINENTE ? HIST?RIA DO BRASIL. DEVEMOS OBSERVAR QUE O BRASIL, ? UM PA?S MULTI?TNICO E PLURICULTURAL, PORTANTO TODOS DEVEM SER INCLU?DOS, E TER GARANTIDO O DIREITO DE APRENDER E DE DESENVOLVER CONHECIMENTOS, SEM PRECISAR NEGAR A SUA IDENTIDADE, NEM A SUA ASCEND?NCIA ?TNICO/RACIAL. COMPREENDENDO A HIST?RIA DOS NEGROS E A DIFICULDADE DE TRABALHAR A HIST?RIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E OBSERVANDO O POUCO INTERESSE DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANA MARIA GOMES, PERCEBEMOS A NECESSIDADE DE TRABALHAR COM O PROJETO ?M?DIAS PROMOVENDO O CONHECIMENTO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA? QUE VISA DESPERTAR NO EDUCANDO O SENSO CR?TICO SOBRE OS PROBLEMAS SOCIOCULTURAL AFRO DESCENDENTE E ESTIMULAR O INTERESSE NA DISCUSS?O EM BUSCA DE SOLU??ES PARA OS PROBLEMAS RELACIONADOS AO RACISMO E OUTROS TIPOS DE DISCRIMINA??ES, COM VISTAS A UM MODELO MAIS JUSTO DE CONVIV?NCIA NA ESCOLA E FORA DELA, NO NOSSO MEIO SOCIAL.
PALAVRAS-CHAVE: HIST?RIA AFRO-BRASILEIRA, CULTURA, CINEMA.