Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DE EDUCADORES DIANTE DAS MUDANÇAS NO MODELO DE ENSINO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19

Palavra-chaves: COVID-19, ENSINO BÁSICO, ENSINO NÃO-PRESENCIAL, USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS., Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81677
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3092
    "inscrito_id" => 9271
    "titulo" => "DESAFIOS DE EDUCADORES DIANTE DAS MUDANÇAS NO MODELO DE ENSINO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO. DEVIDO À PANDEMIA POR COVID-19, FOI INICIADO O ENSINO NÃO-PRESENCIAL EM SÃO PAULO. ENTRETANTO, HÁ HISTÓRICO DE BAIXO INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA PARA O USO ROTINEIRO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E FALTA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO NÃO-PRESENCIAL. OBJETIVO. DESCREVER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR EDUCADORES DAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR NO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO NÃO-PRESENCIAL E AS FORMAS DE ENFRENTAMENTO DURANTE O INÍCIO DA PANDEMIA DE COVID-19. MÉTODOS. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASOS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS POR E-MAIL COM EDUCADORES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. OS DADOS FORAM ANALISADOS E DESCRITOS EM FUNÇÃO DOS PRINCIPAIS TEMAS IDENTIFICADOS. RESULTADOS. NO ENSINO NÃO-PRESENCIAL, AS AULAS PASSARAM A SER MINISTRADAS POR FERRAMENTAS, COMO WHATSAPP E GOOGLE CLASSROOM. FORAM RELATADAS DIFICULDADES NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS, COMO GRAVAÇÕES DE VÍDEOS, E NA CONDUÇÃO DAS AULAS REMOTAS, INCLUINDO DIFICULDADES DAS FAMÍLIAS DOS ALUNOS QUANTO AO USO E ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, INTERFERINDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. HOUVE SUPERAÇÃO PARA USO DAS TECNOLOGIAS, COM DEDICAÇÃO INDIVIDUAL NO APRENDIZADO PRÁTICO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTRE OS PARES. A CARGA DE TRABALHO DOS EDUCADORES AUMENTOU PARA ATENDIMENTO REMOTO DE PAIS E ALUNOS O DIA INTEIRO, LEVANDO A SENTIMENTOS DE PRESSÃO PSICOLÓGICA E EXAUSTÃO. CONCLUSÃO. OS EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS ENCONTRARAM DIFICULDADES SEMELHANTES NO ESTABELECIMENTO DE UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EFICIENTE NO MODELO DE ENSINO NÃO-PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "COVID-19, ENSINO BÁSICO, ENSINO NÃO-PRESENCIAL, USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID9271_05112021235724.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA MARTINS DIAS ESCALDELAI"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA "
    "autor_email" => "fenanda2@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81677
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3092
    "inscrito_id" => 9271
    "titulo" => "DESAFIOS DE EDUCADORES DIANTE DAS MUDANÇAS NO MODELO DE ENSINO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO. DEVIDO À PANDEMIA POR COVID-19, FOI INICIADO O ENSINO NÃO-PRESENCIAL EM SÃO PAULO. ENTRETANTO, HÁ HISTÓRICO DE BAIXO INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA PARA O USO ROTINEIRO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E FALTA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO NÃO-PRESENCIAL. OBJETIVO. DESCREVER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR EDUCADORES DAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR NO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO NÃO-PRESENCIAL E AS FORMAS DE ENFRENTAMENTO DURANTE O INÍCIO DA PANDEMIA DE COVID-19. MÉTODOS. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASOS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS POR E-MAIL COM EDUCADORES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. OS DADOS FORAM ANALISADOS E DESCRITOS EM FUNÇÃO DOS PRINCIPAIS TEMAS IDENTIFICADOS. RESULTADOS. NO ENSINO NÃO-PRESENCIAL, AS AULAS PASSARAM A SER MINISTRADAS POR FERRAMENTAS, COMO WHATSAPP E GOOGLE CLASSROOM. FORAM RELATADAS DIFICULDADES NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS, COMO GRAVAÇÕES DE VÍDEOS, E NA CONDUÇÃO DAS AULAS REMOTAS, INCLUINDO DIFICULDADES DAS FAMÍLIAS DOS ALUNOS QUANTO AO USO E ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, INTERFERINDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. HOUVE SUPERAÇÃO PARA USO DAS TECNOLOGIAS, COM DEDICAÇÃO INDIVIDUAL NO APRENDIZADO PRÁTICO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTRE OS PARES. A CARGA DE TRABALHO DOS EDUCADORES AUMENTOU PARA ATENDIMENTO REMOTO DE PAIS E ALUNOS O DIA INTEIRO, LEVANDO A SENTIMENTOS DE PRESSÃO PSICOLÓGICA E EXAUSTÃO. CONCLUSÃO. OS EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS ENCONTRARAM DIFICULDADES SEMELHANTES NO ESTABELECIMENTO DE UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EFICIENTE NO MODELO DE ENSINO NÃO-PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "COVID-19, ENSINO BÁSICO, ENSINO NÃO-PRESENCIAL, USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID9271_05112021235724.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA MARTINS DIAS ESCALDELAI"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA "
    "autor_email" => "fenanda2@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO. DEVIDO À PANDEMIA POR COVID-19, FOI INICIADO O ENSINO NÃO-PRESENCIAL EM SÃO PAULO. ENTRETANTO, HÁ HISTÓRICO DE BAIXO INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA PARA O USO ROTINEIRO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E FALTA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO NÃO-PRESENCIAL. OBJETIVO. DESCREVER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR EDUCADORES DAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR NO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO NÃO-PRESENCIAL E AS FORMAS DE ENFRENTAMENTO DURANTE O INÍCIO DA PANDEMIA DE COVID-19. MÉTODOS. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASOS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS POR E-MAIL COM EDUCADORES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. OS DADOS FORAM ANALISADOS E DESCRITOS EM FUNÇÃO DOS PRINCIPAIS TEMAS IDENTIFICADOS. RESULTADOS. NO ENSINO NÃO-PRESENCIAL, AS AULAS PASSARAM A SER MINISTRADAS POR FERRAMENTAS, COMO WHATSAPP E GOOGLE CLASSROOM. FORAM RELATADAS DIFICULDADES NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS, COMO GRAVAÇÕES DE VÍDEOS, E NA CONDUÇÃO DAS AULAS REMOTAS, INCLUINDO DIFICULDADES DAS FAMÍLIAS DOS ALUNOS QUANTO AO USO E ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, INTERFERINDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. HOUVE SUPERAÇÃO PARA USO DAS TECNOLOGIAS, COM DEDICAÇÃO INDIVIDUAL NO APRENDIZADO PRÁTICO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTRE OS PARES. A CARGA DE TRABALHO DOS EDUCADORES AUMENTOU PARA ATENDIMENTO REMOTO DE PAIS E ALUNOS O DIA INTEIRO, LEVANDO A SENTIMENTOS DE PRESSÃO PSICOLÓGICA E EXAUSTÃO. CONCLUSÃO. OS EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS ENCONTRARAM DIFICULDADES SEMELHANTES NO ESTABELECIMENTO DE UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EFICIENTE NO MODELO DE ENSINO NÃO-PRESENCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.