NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO É FUNDAMENTAL CONSIDERARMOS O REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, OS SABERES E AS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DOS ESTUDANTES, VISANDO UMA INTERVENÇÃO PLANEJADA QUE TORNE POSSÍVEL A APRENDIZAGEM E A (RE)ELABORAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PELO INDIVÍDUO. A GEOGRAFIA PERMITE A PROMOÇÃO DE UM ENSINO QUESTIONADOR, CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE O MUNDO NA ATUALIDADE. À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PODEMOS SUBLINHAR O FOCO NO PENSAMENTO ESPACIAL E NO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO COMO FERRAMENTAS PARA A CIDADANIA. NESSE TRABALHO, PROPOMOS ATIVIDADES A PARTIR DO MODELO DE ENSINO HÍBRIDO - ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM, NO ÂMBITO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR E DO ENSINO DE GEOGRAFIA. AS POSSIBILIDADES SÃO DIVERSAS PARA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES EM QUE OS ALUNOS ASSUMAM UM PAPEL MAIS ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. DESTACAMOS AS POTENCIALIDADES NO USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS, RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO O GOOGLE EARTH E A FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS EM LISTA DE EXERCÍCIOS ENQUANTO POSSIBILIDADES DE ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM.