Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA COMO VONTADE E REPRESENTAÇÃO: GRUPOS ESCOLARES E ESCOLAS ISOLADAS PAULISTAS NAS PÁGINAS DA FOLHA DA NOITE (1921)

Palavra-chaves: ESCOLAS ISOLADAS, GRUPOS ESCOLARES, MÍDIA IMPRESSA, REPRESENTAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS QUE COMPÕEM PARTE DE UM ESTUDO MAIS AMPLO SOBRE AS ESCOLAS ISOLADAS NA CAPITAL PAULISTA. NESTE ESTUDO, A PESQUISA REALIZADA UTILIZANDO COMO FONTE PRINCIPAL O PERIÓDICO FOLHA DA NOITE, ATUALMENTE O JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, EM 1921, SENDO O PERÍODO INICIAL CORRESPONDENTE À FUNDAÇÃO DO JORNAL E À REFORMA SAMPAIO DÓRIA OCORRIDA NO MESMO ANO, QUE ESTABELECE NOVA REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA, EVIDENCIOU A CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA QUE, PROPOSITADAMENTE OU NÃO, CONTRIBUÍA PARA O ESTABELECIMENTO DE ESPAÇOS DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E MESMO GEOGRÁFICA DICOTOMIZADOS ENTRE AS ESCOLAS ISOLADAS E OS GRUPOS ESCOLARES. ESTA CONSTRUÇÃO FOI REALIZADA ATRAVÉS DOS MEIOS PRÓPRIOS DA MÍDIA IMPRESSA, COMO A LOCALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, OS DESTAQUES E OS DISCURSOS SOBRE AS INSTITUIÇÕES, APRESENTANDO-AS DENTRO DO GRAU DE RELEVÂNCIA EM QUE, SEGUNDO A PERSPECTIVA DO PERIÓDICO, SE SITUAVAM. A CATEGORIA DE ANÁLISE FUNDAMENTAL É A REPRESENTAÇÃO, RELACIONADA À NOVA HISTÓRIA CULTURAL, SOB A CONCEITUAÇÃO ELABORADA POR ROGER CHARTIER ACERCA DAS PRÁTICAS DE REPRESENTAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE AS REPRESENTAÇÕES PROPAGADAS NOS JORNAIS SE ESTABELECIAM DE ACORDO COM OS, SUPOSTOS, INTERESSES DE SEUS LEITORES EM POTENCIAL.

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