AS QUESTÕES RELACIONADAS AOS GERONTOLECESTES TÊM ALCANÇADO GRANDE RELEVÂNCIA NO CENÁRIO NACIONAL E MUNDIAL, TENDO EM VISTA O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL COMO UM FENÔMENO GLOBAL QUE PROVOCA REPERCUSSÕES NO CAMPO SOCIAL E ECONÔMICO, VISIBILIZADO ESPECIALMENTE NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS. NESSE CONTEXTO, EXISTE UM NOVO CONCEITO ATRELADO A ESSA TRANSIÇÃO POPULACIONAL, DA VIDA ADULTA PARA UMA VELHICE ATIVA, COM REDUÇÃO DO ÂNGULO DESCENDENTE DA CURVA DE DECLÍNIO: A CHAMADA GERONTOLESCÊNCIA. NESSE ÍNTERIM, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE – TO REFLETE, ANALISA E ARREMESSA AÇÕES PARA A FORMAÇÃO GERONTOLÓGICA DAS PESSOAS A PARTIR DE 45 ANOS, OS PRÉ E GERONTOLESCENTES, SE TORNANDO UM PALCO PROFÍCUO PARA DISCUSSÕES. DIANTE DA RELEVÂNCIA SOCIAL DESSE ESPAÇO FORMATIVO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA FAZER UMA ANÁLISE QUALITATIVA-REFLEXIVA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, NA FORMA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. ANALISOU-SE E DISCUTIRAM-SE ASPECTOS REFERENTES ÀS CONCEPÇÕES DO SEU PROCESSO EDUCACIONAL, SEUS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS, PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ACERCA DO SEU SISTEMA CURRICULAR E AVALIATIVO, SOB A LUZ DAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO POPULAR, DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA E DA INTERGERACIONALIDADE. CONCLUIU-SE QUE, ENQUANTO PROPOSTA PEDAGÓGICA, A UMA BUSCA FOMENTAR HABILIDADES FÍSICAS E COGNITIVAS NAS PESSOAS IDOSAS, ALÉM DE UMA FORMAÇÃO QUE VALORIZA AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DOS DIVERSOS SUJEITOS IDOSOS, EFETIVANDO, ESPECIALMENTE, A CIDADANIA E PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO NA TERCEIRA IDADE.