A ABORDAGEM DE TEMAS QUE FAZEM RELAÇÃO ENTRE O CONTEXTO E O CONCEITO A PARTIR DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM (SEA), POSSIBILITAM O ENVOLVIMENTO MAIOR ENTRE PROFESSORES E ALUNOS E PERMITEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA MAIS SIGNIFICATIVA. DESSE MODO, O PRESENTE ARTIGO BUSCA IDENTIFICAR, ANALISAR E CATEGORIZAR AS PRÁTICAS E OS MOVIMENTOS EPISTÊMICOS EM AULAS DE QUÍMICA GRAVADAS E TRANSCRITAS DURANTE A PANDEMIA, PARA VERIFICAR E DESCREVER AS RELAÇÕES E INTERAÇÕES PRESENTES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEA SOBRE LIPÍDEOS. COMO RESULTADOS, FOI OBSERVADO QUE EM AMBAS AS TURMAS (01 E 02) OS MOVIMENTOS EPISTÊMICOS MAIS UTILIZADOS PELA PROFESSORA FORAM OS DE ELABORAÇÃO E INSTRUÇÃO, NÃO PERMITINDO UMA MAIOR ALTERNÂNCIA ENTRE AS PRÁTICAS EPISTÊMICAS EM RELAÇÃO ÀS INSTÂNCIAS SOCIAIS. DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR PARA UMA MELHOR INTERAÇÃO ENTRE ESTE E OS ALUNOS EM SALA DE AULA.