Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATUAÇÃO DO CAPPE JUNTO AO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFPB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PSICOPEDAGOGIA, UNIVERSITÁRIOS, INCLUSÃO, ASSISTÊNCIA, Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79789
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 2174
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO CAPPE JUNTO AO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFPB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO CENTRO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE (CAPPE) JUNTO AO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (CIA) DURANTE O CORRENTE ANO, DE MODO A CARACTERIZAR O PÚBLICO ATENDIDO E DISCORRER SOBRE A ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). OS ESTUDANTES FORAM ATENDIDOS INDIVIDUALMENTE,  POR UMA ESTAGIÁRIA DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DESTA UNIVERSIDADE, UMA VEZ POR SEMANA, EM SESSÕES DE UMA HORA. NOS ENCONTROS, OCORRIDOS DE FORMA ON-LINE, DIFERENTES AÇÕES FORAM EXECUTADAS, A DEPENDER DAS DEMANDAS IDENTIFICADAS. AS PRINCIPAIS QUEIXAS RELATADAS FORAM: DIFICULDADES DE COMPREENSÃO DOS TEXTOS; DESORDENS EMOCIONAIS; DESAVENÇAS COM PROFESSORES, PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO; DIFICULDADE DE ORGANIZAÇÃO DA ROTINA; AUSÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E DESEMPENHO ABAIXO DA MÉDIA NAS DISCIPLINAS. AS AÇÕES INTERVENTIVAS FORAM PLANEJADAS PARA CADA CASO, FUNDAMENTADAS NAS QUEIXAS DETECTADAS E NOS OBJETIVOS PRETENDIDOS. MESMO DIANTE DO CURTO PERÍODO DE TEMPO DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OS ALUNOS ATENDIDOS PELO CAPPE CONSEGUIRAM: AUMENTAR A MOTIVAÇÃO, MELHORAR O RENDIMENTO ACADÊMICO, ESTABELECER UM HORÁRIO FIXO PARA OS ESTUDOS, GERIR COM MAIS EFICIÊNCIA O TEMPO ENTRE AS DIFERENTES TAREFAS E EMPREGAR ESTRATÉGIAS DE ESTUDO PARA LEITURA DE TEXTOS.  EM LINHAS GERAIS, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DOS CENTROS DE APOIO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR, TANTO NA PROMOÇÃO DE BEM-ESTAR QUANTO NO AUXÍLIO AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E NA EFETIVAÇÃO DOS PROCESSOS DE INCLUSÃO. É ESPERADO, PORTANTO, QUE OUTRAS INSTITUIÇÕES RECONHEÇAM TAIS CONTRIBUIÇÕES E AS IMPLEMENTEM EM SUAS INSTALAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PSICOPEDAGOGIA, UNIVERSITÁRIOS, INCLUSÃO, ASSISTÊNCIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2174_27072021145053.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYSE PEREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LAYSE COSTA"
    "autor_email" => "laysep.costa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79789
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 2174
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO CAPPE JUNTO AO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFPB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO VISA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO CENTRO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE (CAPPE) JUNTO AO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (CIA) DURANTE O CORRENTE ANO, DE MODO A CARACTERIZAR O PÚBLICO ATENDIDO E DISCORRER SOBRE A ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). OS ESTUDANTES FORAM ATENDIDOS INDIVIDUALMENTE,  POR UMA ESTAGIÁRIA DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DESTA UNIVERSIDADE, UMA VEZ POR SEMANA, EM SESSÕES DE UMA HORA. NOS ENCONTROS, OCORRIDOS DE FORMA ON-LINE, DIFERENTES AÇÕES FORAM EXECUTADAS, A DEPENDER DAS DEMANDAS IDENTIFICADAS. AS PRINCIPAIS QUEIXAS RELATADAS FORAM: DIFICULDADES DE COMPREENSÃO DOS TEXTOS; DESORDENS EMOCIONAIS; DESAVENÇAS COM PROFESSORES, PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO; DIFICULDADE DE ORGANIZAÇÃO DA ROTINA; AUSÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E DESEMPENHO ABAIXO DA MÉDIA NAS DISCIPLINAS. AS AÇÕES INTERVENTIVAS FORAM PLANEJADAS PARA CADA CASO, FUNDAMENTADAS NAS QUEIXAS DETECTADAS E NOS OBJETIVOS PRETENDIDOS. MESMO DIANTE DO CURTO PERÍODO DE TEMPO DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OS ALUNOS ATENDIDOS PELO CAPPE CONSEGUIRAM: AUMENTAR A MOTIVAÇÃO, MELHORAR O RENDIMENTO ACADÊMICO, ESTABELECER UM HORÁRIO FIXO PARA OS ESTUDOS, GERIR COM MAIS EFICIÊNCIA O TEMPO ENTRE AS DIFERENTES TAREFAS E EMPREGAR ESTRATÉGIAS DE ESTUDO PARA LEITURA DE TEXTOS.  EM LINHAS GERAIS, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DOS CENTROS DE APOIO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR, TANTO NA PROMOÇÃO DE BEM-ESTAR QUANTO NO AUXÍLIO AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E NA EFETIVAÇÃO DOS PROCESSOS DE INCLUSÃO. É ESPERADO, PORTANTO, QUE OUTRAS INSTITUIÇÕES RECONHEÇAM TAIS CONTRIBUIÇÕES E AS IMPLEMENTEM EM SUAS INSTALAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PSICOPEDAGOGIA, UNIVERSITÁRIOS, INCLUSÃO, ASSISTÊNCIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2174_27072021145053.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYSE PEREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LAYSE COSTA"
    "autor_email" => "laysep.costa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO VISA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO CENTRO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE (CAPPE) JUNTO AO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (CIA) DURANTE O CORRENTE ANO, DE MODO A CARACTERIZAR O PÚBLICO ATENDIDO E DISCORRER SOBRE A ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). OS ESTUDANTES FORAM ATENDIDOS INDIVIDUALMENTE, POR UMA ESTAGIÁRIA DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DESTA UNIVERSIDADE, UMA VEZ POR SEMANA, EM SESSÕES DE UMA HORA. NOS ENCONTROS, OCORRIDOS DE FORMA ON-LINE, DIFERENTES AÇÕES FORAM EXECUTADAS, A DEPENDER DAS DEMANDAS IDENTIFICADAS. AS PRINCIPAIS QUEIXAS RELATADAS FORAM: DIFICULDADES DE COMPREENSÃO DOS TEXTOS; DESORDENS EMOCIONAIS; DESAVENÇAS COM PROFESSORES, PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO; DIFICULDADE DE ORGANIZAÇÃO DA ROTINA; AUSÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E DESEMPENHO ABAIXO DA MÉDIA NAS DISCIPLINAS. AS AÇÕES INTERVENTIVAS FORAM PLANEJADAS PARA CADA CASO, FUNDAMENTADAS NAS QUEIXAS DETECTADAS E NOS OBJETIVOS PRETENDIDOS. MESMO DIANTE DO CURTO PERÍODO DE TEMPO DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OS ALUNOS ATENDIDOS PELO CAPPE CONSEGUIRAM: AUMENTAR A MOTIVAÇÃO, MELHORAR O RENDIMENTO ACADÊMICO, ESTABELECER UM HORÁRIO FIXO PARA OS ESTUDOS, GERIR COM MAIS EFICIÊNCIA O TEMPO ENTRE AS DIFERENTES TAREFAS E EMPREGAR ESTRATÉGIAS DE ESTUDO PARA LEITURA DE TEXTOS. EM LINHAS GERAIS, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DOS CENTROS DE APOIO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR, TANTO NA PROMOÇÃO DE BEM-ESTAR QUANTO NO AUXÍLIO AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E NA EFETIVAÇÃO DOS PROCESSOS DE INCLUSÃO. É ESPERADO, PORTANTO, QUE OUTRAS INSTITUIÇÕES RECONHEÇAM TAIS CONTRIBUIÇÕES E AS IMPLEMENTEM EM SUAS INSTALAÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.