O PRESENTE TRABALHO VISA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO CENTRO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE (CAPPE) JUNTO AO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (CIA) DURANTE O CORRENTE ANO, DE MODO A CARACTERIZAR O PÚBLICO ATENDIDO E DISCORRER SOBRE A ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). OS ESTUDANTES FORAM ATENDIDOS INDIVIDUALMENTE, POR UMA ESTAGIÁRIA DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DESTA UNIVERSIDADE, UMA VEZ POR SEMANA, EM SESSÕES DE UMA HORA. NOS ENCONTROS, OCORRIDOS DE FORMA ON-LINE, DIFERENTES AÇÕES FORAM EXECUTADAS, A DEPENDER DAS DEMANDAS IDENTIFICADAS. AS PRINCIPAIS QUEIXAS RELATADAS FORAM: DIFICULDADES DE COMPREENSÃO DOS TEXTOS; DESORDENS EMOCIONAIS; DESAVENÇAS COM PROFESSORES, PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO; DIFICULDADE DE ORGANIZAÇÃO DA ROTINA; AUSÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E DESEMPENHO ABAIXO DA MÉDIA NAS DISCIPLINAS. AS AÇÕES INTERVENTIVAS FORAM PLANEJADAS PARA CADA CASO, FUNDAMENTADAS NAS QUEIXAS DETECTADAS E NOS OBJETIVOS PRETENDIDOS. MESMO DIANTE DO CURTO PERÍODO DE TEMPO DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OS ALUNOS ATENDIDOS PELO CAPPE CONSEGUIRAM: AUMENTAR A MOTIVAÇÃO, MELHORAR O RENDIMENTO ACADÊMICO, ESTABELECER UM HORÁRIO FIXO PARA OS ESTUDOS, GERIR COM MAIS EFICIÊNCIA O TEMPO ENTRE AS DIFERENTES TAREFAS E EMPREGAR ESTRATÉGIAS DE ESTUDO PARA LEITURA DE TEXTOS. EM LINHAS GERAIS, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DOS CENTROS DE APOIO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR, TANTO NA PROMOÇÃO DE BEM-ESTAR QUANTO NO AUXÍLIO AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E NA EFETIVAÇÃO DOS PROCESSOS DE INCLUSÃO. É ESPERADO, PORTANTO, QUE OUTRAS INSTITUIÇÕES RECONHEÇAM TAIS CONTRIBUIÇÕES E AS IMPLEMENTEM EM SUAS INSTALAÇÕES.