O TEMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, HÁ ALGUNS ANOS, SE DESTACA EM ENCONTROS DE DOCENTES PROMOVIDOS PELAS REDES MUNICIPAIS, ESTADUAIS, FEDERAIS, SISTEMAS DE ENSINO E NAS DISCUSSÕES DA ACADEMIA. A FORMAÇÃO MAIS PAIC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM MATEMÁTICA, TEM POR OBJETIVO ESTIMULAR A TROCA DE EXPERIÊNCIAS, A ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES, A INVESTIGAÇÃO E REFLEXÃO ACERCA DAS PRÓPRIAS PROBLEMÁTICAS, BEM COMO O DIÁLOGO SOBRE AS DIFERENTES METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS QUE PERMITAM UM PROCESSO DE ENSINO MAIS ATRATIVO. NAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ, ESTAS AÇÕES SÃO PERCEBIDAS ATRAVÉS DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS OBTIDOS, COM BASE NO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE). ESTE AMBIENTE FAVORÁVEL DE APRENDIZAGEM GERA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES, IDENTIFICADA PELA PARTICIPAÇÃO EM PESQUISA, PROJETOS ESCOLARES, OLÍMPIADAS DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO ABORDA O PROGRAMA MAIS PAIC MATEMÁTICA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES, APRESENTANDO AS METODOLOGIAS UTILIZADAS, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E DIFERENCIADAS, TENDO COMO BASE A TRÍADE: PLANO ESTRUTURANTE, FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E MATERIAL PEDAGÓGICO.