ESTE TRABALHO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UM ESTUDO REALIZADO DE 2020 A 2021 SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM, CONSIDERANDO AS ORIGENS DESSA ATIVIDADE NO MUNICÍPIO. A PESQUISA UTILIZOU CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANTROPOLOGIA DOS ARQUIVOS E DA HISTÓRIA ORAL. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM INTERLOCUTORES(AS) QUE PARTICIPARAM DIRETA OU INDIRETAMENTE DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NO MUNICÍPIO E OPERACIONALIZADAS BUSCA POR DOCUMENTOS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARINTINS, EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS E EM ARQUIVOS PESSOAIS. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS ADVIERAM DOS ESTUDOS DE MELIÁ (1979), FERREIRA (1992), PITANGA E LIRA (1996), PORTELLI (1997), COSTA (2001), ALBUQUERQUE (2004), RODRIGUES (2006), SILVA (2007), ESTÁCIO (2009), SILVA E PAIVA (2011) BANIWA (2013), MEDEIROS (2018). OS RESULTADOS INDICAM QUE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS TEM INÍCIO EM 1999 COM A REIVINDICAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NAS ALDEIAS POR UM GRUPO DE INDÍGENAS SATERÉ MAWÉ. O PRIMEIRO PASSO FOI A CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES, DEPOIS A CRIAÇÃO DE UMA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO INDÍGENA NA SEMED E, NOS ANOS SUBSEQUENTES, UMA SÉRIE DE MEDIDAS QUE DESDE ENTÃO AINDA NÃO LOGRARAM ÊXITO NO SENTIDO DE CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL CURRICULAR INDÍGENA E DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INDÍGENA QUE POSSIBILITEM A REGULARIZAÇÃO DAS ESCOLAS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO, E A FALTA DE REGISTRO OFICIAL ESCRITO SOBRE OS FATOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NO MUNICÍPIO, ALÉM DA AUSÊNCIA DE PESQUISA SOBRE O TEMA NOS REPOSITÓRIOS DAS DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO.