ESTE TRABALHO É O RESULTADO DE ENSINO DE LETRAMENTO PARA SURDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA PARA SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO NO OESTE POTIGUAR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. HÁ UMA GRANDE INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS, PRINCIPALMENTE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO, HÁ UMA DISSEMINAÇÃO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. PODEMOS IDENTIFICAR VÁRIAS FORMAS DE LINGUAGENS PRESENTES NO ESPAÇO SOCIAL, A LINGUAGEM (OU SEMIOSE) VERBAL, ESCRITA, VISUAL OU ATÉ MESMO SONORA. TODOS ESSES ELEMENTOS CITADOS ANTERIORMENTE COMBINAM AO MODELO TECNOLÓGICO, E PODEM SER ENCONTRADOS DE MANEIRA COMPARTILHADA E/OU COLABORATIVA. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO, IDENTIFICAR O PROCESSO DE LETRAMENTO DE SURDOS UTILIZANDO O GOOGLE IMAGENS COMO FERRAMENTA MULTIMIDIÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE ENSINO, PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM, BASEADO EM UM ESTUDO DESCRITIVO EM QUE SE REALIZOU UMA PESQUISA PARTICIPANTE, APLICANDO MÉTODOS DE ENSINO BASEADO NO LIVRO “OFICINA PARA CASA”, PARA OS SURDOS MATRICULADOS NA ESCOLA. AO LONGO DESTE ESTUDO PERCEBEMOS QUE AS NOVAS FERRAMENTAS PARA OS MULTILETRAMENTOS, QUE ALÉM DA ESCRITA MANUAL E IMPRESSA, POSSUEM MÍDIAS QUE FUNCIONAM COMO LETRAMENTOS, POSSUINDO SUAS CARACTERÍSTICAS E SE APROXIMANDO DE PRODUÇÕES COLABORATIVAS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O LETRAMENTO TECNOLÓGICO. AO FINAL DA INVESTIGAÇÃO, PERCEBEMOS QUE A TECNOLOGIA CONTRIBUI PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS, QUE O GOOGLE IMAGENS RELACIONA A PALAVRA/SINAL OFERECENDO UMA CONSTRUÇÃO SEMIÓTICA, AOS SUJEITOS SURDOS, FACILITANDO O PROCESSO INTERPRETATIVO DE SIGNIFICADOS PARA OS SURDOS.