O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR A ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, COM O OBJETIVO DE VERIFICAR COMO O LIVRO ABORDA A TEMÁTICA “HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA” E QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO MESMO PARA QUE O ALUNO COMPREENDA A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DO POVO AFRICANO E INDÍGENA NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. PARA ESTA ANÁLISE REALIZAMOS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EMBASADAS NOS ESTUDOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA (2004), DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 E DE ALGUNS AUTORES COMO REGINA MARQUES PARENTE (2009), JAIME PINSKY (2010), NILMA LINO GOMES (2017), DENTRE OUTROS MATERIAIS DISPONÍVEIS E DISCUSSÕES REALIZADAS DURANTE AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR CULTURA AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENA. PARA ISSO, FOI ANALISADO, ALÉM DOS CONTEÚDOS TEXTUAIS DOS CAPÍTULOS, AS IMAGENS E AS ATIVIDADES, INCLUINDO OS TEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO.