O ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA PRECISA SER PLANEJADO COM O OBJETIVO DE APRESENTAR AO ESTUDANTE CONDIÇÕES PARA COMUNICAR-SE, DE MODO COMPETENTE E ADEQUADO, DE ACORDO COM O CONTEXTO COMUNICATIVO EM QUE ATUA. PARA ISSO, É NECESSÁRIO QUE A ESCRITA SEJA CONCEBIDA ENQUANTO PROCESSO, O QUAL DEVE SER REALIZADO DESDE O PLANEJAMENTO DO PROJETO DO DIZER ATÉ AS POSSÍVEIS REFACÇÕES DA PRIMEIRA VERSÃO, ALÉM DE CONSIDERAR A FASE DE AVALIAÇÃO COMO PONTO FUNDAMENTAL PARA QUE O ALUNO-AUTOR DESENVOLVA HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA QUE TENHA AUTONOMIA NA APRECIAÇÃO CRÍTICA DE SUA ESCRITA. NESSA DIREÇÃO, O OBJETIVO CENTRAL DESTE TRABALHO FOI O DE APRESENTAR UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO NO GÊNERO CONTO, PARA UMA TURMA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM A QUAL SEJA OPORTUNIZADA AO ESTUDANTE A SUA PARTICIPAÇÃO EFETIVA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SEU TEXTO. COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A APREENSÃO DE CONTEÚDOS, COMO REFLEXÃO ACERCA DO TEXTO NARRATIVO E DE GÊNEROS TEXTUAIS. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL RATIFICAR A NECESSIDADE DE UMA ATIVIDADE DE CORREÇÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO BASEADA EM CRITÉRIOS OS QUAIS SEJAM CLAROS AO ESTUDANTE E QUE ESTE TENHA A OPORTUNIDADE DE ATUAR, DE MANEIRA AUTÔNOMA, DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO ESCRITA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A AUTORES, COMO LABOV (1997), RIOLFI (2008), KOCH E FÁVERO (1987), MARCUSCHI (2008), BEZERRA (2017).