O TRABALHO COM A LINGUAGEM POSSIBILITA-NOS REFLEXÕES E DISCUSSÕES QUE SÃO MARGINALIZADAS NA SOCIEDADE OU TRATADAS COMO BANAIS. ASSIM, AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NÃO PRECISAM ESTAR LIMITADAS AO ESTUDO DA NORMA-PADRÃO, ESTE VIÉS É NECESSÁRIO, ISTO NÃO SE DISCUTE, MAS O PROFESSOR NÃO DEVE SE LIMITAR NEM SER LIMITADO A ESSE PRESSUPOSTO BÁSICO DO ENSINO DE LÍNGUA. DESSE MODO, CONSIDERA-SE QUE O TRABALHO COM UMA DISCIPLINA COMO A DE LP, QUE LIDA COM O OBJETO LINGUAGEM, SUBSIDIA E APRESENTA ESPAÇOS PARA A SOCIALIZAÇÃO DE TEMÁTICAS DIVERSAS. NESSA DIREÇÃO, ESTABELECE-SE O TRABALHO COM A REFLEXÃO A RESPEITO DOS PRECONCEITOS SOCIAIS QUE PROMOVEM A DESIGUALDADE DE GÊNERO, ATAQUES RACISTAS, INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E O DESRESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL. NO CONTEXTO DE ESTÁGIO – NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE GUARABIRA-PB – FEZ-SE UMA INTERVENÇÃO SOBRE OS TEMAS SUPRACITADOS EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA AS EXPLANAÇÕES DAS AÇÕES NO CONTEXTO AS SALA DE AULA, EMERGE-SE A NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER DESCRITIVO/INTERPRETATIVO. POR FIM, APRESENTA-SE AS DISCUSSÕES ACERCA DAS TEMÁTICAS DISCUTIDAS COM OS ALUNOS A PARTIR DE UMA OFICINA ESCOLAR. PARA ESTE TRABALHO, PARTE-SE DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE GUEDES (2006), MARTINS (2016), ANTUNES (2003), ENTRE OUTROS, TAMBÉM DIALOGANDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE TEMAS TRANSVERSAIS (1998A; 1998B).